D. João Marcos deseja vivência cristã «centrada no Mistério Pascal», com «purificação das festas religiosas»

Beja, 19 set 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Beja vai assinalar no ano pastoral 2019/2020 o 250.º aniversário da sua restauração, com o lema ‘Somos Igreja Celebrante’, num programa que vai ser apresentado este sábado.

“É preciso ajudar as pessoas a passarem de uma vivência meramente religiosa para uma vivência centrada no Mistério Pascal do Senhor e na Liturgia da Igreja”, escreve D. João Marcos, no programa pastoral enviado hoje à Agência ECCLESIA.

No documento, o bispo de Beja afirma que a “recuperação do Domingo como dia do Senhor” e a “purificação das festas religiosas”, a “implementação progressiva” da Liturgia das Horas, e a “cuidada celebração” da Eucaristia e dos outros Sacramentos vão ajudar a comunidade cristã “a viver consciente da sua identidade e da sua missão no meio do mundo”.

No novo programa pastoral, D. João Marcos explica que quer ajudar os cristãos “a viver intensamente o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, ponto de chegada da Iniciação Cristã”.

A Diocese de Beja vai reunir os “cristãos católicos das diversas paróquias, serviços e movimentos” num encontro de início do ano 2019/2020, este sábado, a partir das 09h15, no centro pastoral do seminário.

Do programa destaca-se a apresentação do programa pastoral, às 11h15, workshops sobre “oração e vida cristã”, “250 anos da restauração da Diocese” e “Iniciação Cristã: um projeto de evangelização, a partir das 14h15; a Eucaristia começa com uma procissão do seminário para a catedral, às 16h00.

D. João Marcos informa que há nove objetivos gerais para o próximo ano pastoral, como promover a dimensão orante da vida cristã, “individualmente e nas famílias”, preparar e celebrar os Sacramentos, “sobretudo a Eucaristia, como assembleias celebrantes”, “implementar o Catecumenado Batismal” em todo o território.

Segundo o bispo diocesano “há muitos cristãos” que “rezam pouco ou nada”, porque “nunca foram iniciados na oração cristã”, por isso, as catequeses para adultos vão ser sobre a temática da Oração.

Dos objetivos destaca-se também que quer “renovar” a pastoral juvenil e universitária, tendo no horizonte a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, que se vai realizar em Lisboa, em 2022.

Na nota de imprensa, a Diocese de Beja destaca que este sábado os jovens vão ter um “espaço especial e próprio”, com atividades específicas, com “especial atenção” ao tema, “os jovens e a sociedade, e os efeitos do testemunho crente na transformação da sociedade envolvente e do mundo”.

CB/OC

Beja: Diocese vai celebrar 250 anos da sua restauração

Partilhar:
Share