Beja: D. João Marcos mostra-se preocupado com a situação vocacional da diocese

Seminário tem um aluno, na reta final da sua preparação para o sacerdócio

Beja, 05 nov 2020 (Ecclesia) – O bispo de Beja, D. João Marcos, escreveu uma nota à diocese a propósito da Semana dos Seminários (01 a 08 de novembro) onde manifesta “grande preocupação” com a “atual situação das vocações sacerdotais” naquele território.

O Seminário Diocesano Nossa Senhora de Fátima de Beja tem “apenas um único aluno, o Nuno, no último ano” que vai ser, “em princípio” ordenado diácono no próximo mês de julho, e presbítero no ano pastoral seguinte, lê-se na nota de D. João Marcos, enviada à Agência ECCLESIA.

O bispo de Beja questiona-se sobre “a ausência de vocações sacerdotais e de consagração ao Senhor na vida religiosa”.

“Pode significar, por exemplo, que é fraca a nossa vivência da vida cristã, pois não faltam essas vocações onde há cristãos autênticos, movidos pelo amor ao Senhor Jesus Cristo”, sublinha.

Aos diocesanos pede que rezem pelas vocações, mas reconhece “que ser padre não é, humanamente, o mais fácil”

“Não é fácil ficar solteiro, solteiro toda a vida, sem mulher e sem filhos, permanecendo em Jesus e como Jesus, apenas filho e irmão, e encontrando uma felicidade profunda em dar a vida, em perder a nossa vida servindo, por amor de Jesus, o crescimento espiritual dos nossos irmãos”, lê-se no documento.

Para além do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, existe também na diocese Seminário Redemptoris Mater, que está situado na localidade do Alvito.

LFS/OC

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top