Aveiro: Padres reflectem sobre a liturgia, evangelização e caridade

Formação para o clero da diocese decorre em Albergaria-a-Velha

Albergaria-a-Velha, Aveiro, 16 Fev (Ecclesia) – Cerca de 60 padres da diocese de Aveiro estão reunidos até amanhã, dia 17, para as jornadas de formação permanente do clero, dedicadas ao tema «A Liturgia fonte e cume de toda a vida cristã».

A iniciativa decorre na casa diocesana Nossa Senhora do Socorro, em Albergaria-a-Velha, cerca de 20 quilómetros a leste da capital de distrito.

Os padres e diáconos estão acompanhados pelo bispo da diocese, D. António Francisco, o qual enfatizou a importância da formação permanente.

Na abertura dos trabalhos, o padre Carlos Cabecinhas, da diocese de Leiria-Fátima, relacionou “liturgia, evangelização e caridade”.

“Quando a Liturgia se separa da evangelização, fica vazia; mas quando a evangelização se separa da Liturgia reduz-se a mera propaganda”, assinalou.

A jornada Aveiro contou com a presença de um monge beneditino, Bernardino Ferreira da Costa, para quem “os presbíteros evangelizam como rezam”.

O sacerdote, professor na Faculdade de Teologia da UCP, convidou os presentes a descobrirem “uma liturgia mais interior e contemplativa”, afirmando que “a celebração litúrgica forma o presbítero para uma oração simples e límpida, intensa, sã e positiva, cheia de respeito perante Deus e os outros”.

Esta tarde, as jornadas abordam o tema «Experiências de oração», numa mesa-redonda que conta com a presença do padre Luís Francisco (diocese de Coimbra), o padre Jorge Guarda (diocese de Leiria-Fátima) e Ondina Matos (directora do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional de Aveiro).

GIDA/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top