Participantes, entre os 16 e os 21 anos, querem «ser protagonistas» da Igreja e dos locais onde se inserem

Foto: COD Aveiro

Aveiro, 10 jan 2023 (Ecclesia) – O Comité Organizador Diocesano de Aveiro desafiou os jovens a criarem projetos que juntem os amigos e envolvam a sua localidade, tendo optado por três que vão desenvolver até à JMJ em Lisboa.

“Uma rede de oração dinâmica pelas ruas durante a noite; a colaboração das atividades agrícolas em quintais dos moradores e um projeto de formação/esclarecimento, no qual os fiéis possam esclarecer as suas dúvidas sobre a doutrina da Igreja e a Bíblia”, são os projetos que o COD de Aveiro selecionou no Encontro da Juventude “Todos vão ouvir a tua voz”.

O coordenador da área da programação no COD de Aveiro, e moderador deste encontro, Tiago Santos, desafiou os jovens a trabalharem com o Comité Organizador Diocesano para desenvolverem os três projetos, com um orçamento total de 500€, até à Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, que decorre de 1 a 6 de agosto.

O primeiro Encontro com a Juventude ‘Todos vão ouvir a tua voz’, promovido pelo COD Aveiro, realizou-se no sábado, dia 6 de janeiro, no Museu Marítimo de Ílhavo; os participantes, entre os 16 e os 21 anos, “foram desafiados” desde o início até ao momento em que regressaram a casa.

Foto: COD Aveiro

Nesta iniciativa “de escuta, partilha e troca de ideias”, os jovens para além de sugerirem projetos individuais de “melhoria para a Igreja” também debateram assuntos fundamentais, respondendo às perguntas – ‘O que mudarias na tua Igreja’ e ‘O que mudarias na tua comunidade?’ –, que motivou o debate.

“Deste ‘brainstorming’ resultaram ideias como: A criação de homílias em diálogo, envolvimento na animação eucarística e da sua comunidade, e o combate à solidão dos mais idosos”, destaca o COD.

Os jovens de Aveiro realçaram a importância de “não perder a essência do que é a Igreja”, de terem formação sobre as palavras da Bíblia, atualizadas ao contexto e à comunidade em que se inserem, e apesar de “ser necessário a Igreja acompanhar a atualidade” e alguma “abertura de ideias”, não se pode esquecer os “valores inquestionáveis e imprescindíveis”.

Na primeira parte deste encontro, com o objetivo de motivar os jovens “a fazer melhor a cada novo dia”, foram partilhados “exemplos cívicos e de participação comunitária”, por duas alunas da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, Mariana Domingues e Vanessa Neves, e pela presidente da associação ‘Agora Aveiro’, Cátia Lima.

O Comité Organizador Diocesano de Aveiro para a JMJ Lisboa 2023 informa que o próximo Encontro com a Juventude ‘Todos vão ouvir a tua voz’ destina-se aos jovens entre os 21 e os 30 anos, e vai realizar-se no dia 17 de fevereiro.

CB/PR

Partilhar:
Share