Aveiro: «Famílias de Caná» celebraram reconhecimento como movimento diocesano

Anadia, Aveiro, 07 jul 2016 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro presidiu à Eucaristia festiva do movimento católico ‘Famílias de Caná’, na basílica do Santuário Nacional de Maria Auxiliadora, em Mogofores, que celebrou o seu reconhecimento diocesano, após “uma profunda análise” à Carta Fundacional.

“Chegou a ocasião de, em nome da Igreja, dizer-vos que a vossa experiência é uma vivência, é uma presença na Igreja de hoje e, particularmente, na nossa Igreja de Aveiro”, disse D. António Moiteiro.

“Tenhamos em conta que o movimento é aprovado para a Diocese de Aveiro, o que não significa que em comunhão com os outros bispos não seja um movimento de Igreja, mais global”, acrescentou na homilia, após a leitura do Decreto de Aprovação do Movimento ‘Famílias de Caná’, de 29 de junho

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, pelo movimento católico, o prelado de Aveiro referiu que a “semente que foi lançada à terra, já brotou” e agora com o “cuidado da Igreja” querem que ela cresça, “que se torne uma árvore frutuosa, que dê muitos frutos”.

D. António Moiteiro explicou também que a Carta Fundacional do Movimento ‘Famílias de Caná’ vai ficar “arquivada, juntamente com o decreto de aprovação, na Cúria Diocesana”, na homilia na basílica do Santuário Nacional de Maria Auxiliadora.

‘Famílias de Caná’ foi criado em Mogofores, Concelho de Anadia, Diocese de Aveiro, a 14 de setembro de 2013 por Teresa Power.

A Eucaristia festiva, no domingo, contou com a participação de “dezenas de famílias” em representação das “seis Aldeias de Caná” que existem em Portugal.

Durante a tarde foi ainda feita a apresentação oficial do sítio na internet do movimento – www.familiasdecana.pt – e oferecido a D. António Moiteiro um quadro com a imagem da Mãe de Caná.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top