«Vocação Baptismal – caminho de santidade» é proposta centrada nas «Bem-aventuranças»

Aveiro, 15 nov 2018 (Ecclesia) – O Secretariado da Educação Cristã de Aveiro preparou a dinâmica diocesana ‘Vocação Baptismal – caminho de santidade’, do Advento até à Solenidade do Corpo de Deus, centrada nas Bem-Aventuranças.

“O seu objetivo é ajudar toda a comunidade a celebrar melhor os chamados tempos fortes do Ano Litúrgico; O Caminho apontado segue a estrada do Ano litúrgico e tem os seus pontos altos no Natal e na Páscoa”, explica o vigário-geral da diocese na introdução do guião.

No documento publicado no sítio online da Diocese de Aveiro, o padre Manuel Joaquim da Rocha realça que “o motor” que vai ajudar em cada domingo são as Bem-aventuranças “vividas na Catequese e na meditação, na oração pessoal ou comunitária e na Eucaristia, no sentido dos outros através da disponibilidade e da partilha”.

No Advento, tempo de preparação para a celebração do nascimento de Jesus Cristo, que começa a 2 de dezembro, a proposta é refletir sobre as quatro primeiras Bem-Aventuranças; seguem-se a celebração do Natal e do Batismo de Senhor “como atualização do Batismo” de cada fiel aveirense.

O Secretariado Diocesano da Educação Cristã  pretende promover, em janeiro e fevereiro de 2019, encontros de reflexão bíblica sobre missão, “início das comunidades cristãs e sua vivência, a partir do livro dos Atos dos Apóstolos”.

No caminho de preparação para a Páscoa,  os cinco domingos da Quaresma, antes da celebração de Ramos, vão ser dedicados à vivência das outras cinco Bem-Aventuranças.

Segundo a dinâmica diocesana, o tempo Pascal é ocasião para a celebração habitual da Primeira Comunhão, e a solenidade do Corpo de Deus, “como presença real sacramental de Jesus, Filho de Deus será o encerramento da vivência”.

‘Vocação baptismal – caminho de santidade’ é o tema do percurso que a Diocese de Aveiro vai viver entre o Advento e a solenidade do Corpo de Deus, em sintonia com o programa de pastoral que foi aprovado para o ano 2018/2019.

No sítio online da Diocese de Aveiro estão disponíveis diversos materiais desde o guião, a subsídios para a catequese da infância e da adolescência, onde são convidados a construir o presépio, um vídeo e o painel que vai ser construído para a caminhada diocesana.

CB/OC

Partilhar:
Share