Aveiro: Diocese inicia Missão Jubilar

Iniciativa começa este domingo, na Sé local, e pretende transformar os fiéis em «mensageiros da alegria e rosto da esperança no meio de crises e de dores»

Aveiro, 20 out 2012 (Ecclesia) – A comunidade católica de Aveiro vai reunir-se este domingo à tarde, na Sé local, para dar início à Missão Jubilar, integrada nos 75 anos da restauração da diocese.

Numa mensagem publicada através da internet, a propósito da apresentação deste projeto, o bispo aveirense, D. António Francisco dos Santos, referiu que o objetivo da Missão Jubilar é ser uma “verdadeira alma inspiradora” para todos os fiéis.

“Agora, é tempo de anunciar com mais alegria a fé, na oração, na escuta da Palavra de Deus e nos sacramentos, de servir na caridade, com maior atenção aos pobres e aos que sofrem, de testemunhar a beleza de Deus que se espelha no amor vivido nas famílias”, realçou D. António Francisco dos Santos.

A Missão Jubilar, que vai estar em destaque no programa 70×7 deste domingo (RTP2, a partir das 9h30), decorre até 11 de dezembro de 2013 e pretende levar os fiéis a serem “mensageiros da alegria e rosto da esperança no meio de crises e de dores” que assolam atualmente a sociedade.

Até agora, no âmbito das ações de formação que têm sido levadas a cabo um pouco por toda a região, inspiradas no lema ‘Vive esta hora’, estão pedidas pelos párocos cerca de 100 mil mensagens mensais para distribuir por outras tantas famílias da Diocese, cuja população é de 350 mil pessoas.

De acordo com o prelado de Aveiro, “a sociedade contemporânea precisa de pessoas livres e felizes. Precisa de servidores dos pobres, de obreiros da paz, de construtores da justiça, de corações compassivos e de olhos purificados para ver Deus”.

Depois de quatro anos de preparação, “marcados pela esperança cristã” e por um “esforço” pastoral “acrescido”, chegou a altura de acolher com novo alento e novo agir o mandato de Jesus” que, para D. António Francisco dos Santos, desafia a Igreja a ser “cada vez mais lugar de esperança, verdadeiro porto de abrigo, âncora firme e farol necessário”.

Com propostas voltadas para a Igreja e outras para a sociedade civil, que vão desde debates a momentos de reflexão, de peregrinações a eucaristias fora de portas, de procissões a concertos, o programa da Missão Jubilar arranca com uma ação denominada “Génesis”, a partir das 14h30.

A iniciativa, em pleno Dia Mundial das Missões, tem como tema “Vive esta Festa” e é vista como o ponto de partida ideal para um evento que pretende provocar um “choque operativo” na maneira das pessoas, famílias, comunidades e instituições diocesanas viverem e sentirem a sua missão.

O coordenador da Missão Jubilar, padre Francisco Melo, destaca a importância das comunidades “percorrerem um caminho de identificação com Jesus Cristo, independentemente da idade que tenham, do lugar onde habitem e do serviço ou movimento a que pertençam”.

PTE/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top