Iniciativa decorre até domingo

Aveiro, 31 mai 2018 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro convidou a diocese a participar na Festa da Igreja Diocesana, no Parque Infante D. Pedro, este domingo, que encerra o Congresso Eucarístico iniciado hoje, na Solenidade do Corpo de Deus.

“A caridade pastoral nasce da Eucaristia e nela encontra a sua mais alta realização”, escreveu D. António Moiteiro, na Carta Pastoral ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’.

A Diocese de Aveiro informa que o Congresso Eucarístico pretende que os diocesanos dediquem a “máxima atenção à promoção de uma espiritualidade cristã autenticamente eucarística” e aprofundem a relação entre “mistério eucarístico, a ação litúrgica e o novo culto espiritual” que deriva da Eucaristia enquanto sacramento de caridade.

“A todos peço uma oração pelo bom êxito”, escreveu D. António Moiteiro, que preside à Eucaristia e procissão do Corpo de Deus em Aveiro, pelo encerramento da visita pastoral às 13 paróquias do arciprestado.

A iniciativa diocesana começa hoje com um âmbito arciprestal, na solenidade litúrgica do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo “sem perder o valor e significado próprios” dessa manifestação popular religiosa.

O dia seguinte é vivido em jornada de oração ‘Eucaristia e caridade’, com uma dimensão paroquial, e o programa de estudo do congresso tem início só no sábado, no seminário de Aveiro.

Durante a manhã de sábado há duas conferências – ‘Eucaristia e Caridade’, pelo bispo de Setúbal, D. José Ornelas, e ‘Os relatos bíblicos da Eucaristia’, com o padre António Henrique, da Diocese de Viseu.

Durante a tarde a proposta são seis painéis: ‘O Domingo e a Eucaristia’; ‘O Domingo e a família’; ‘Recuperar o Domingo’; ‘O valor da homilia’; ‘Celebração da Santa Ceia e Ecumenismo’ e ‘Missa e Silêncio’.

As comunidades paroquiais de Aveiro começaram a preparar o Congresso Eucarístico Diocesano no início do ano pastoral 2017-2018 e até refletiram sobre a pergunta ‘Onde está o teu irmão?’ e o tema ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’.

O encontro de formação e reflexão vai terminar com o Dia da Igreja Diocesana de Aveiro, este domingo, entre as 10h00 e as 17h00, no Parque Infante D. Pedro.

“Chegou o momento de vos convidar: Crianças, adolescentes, jovens e adultos para esse momento festivo que queremos de comunhão, convívio e partilha onde o lema que nos reúne: ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’ seja realidade vivida e celebrada”, escreve D. António Moiteiro no convite enviado à diocese.

O bispo de Aveiro recorda que até este encontro celebrativo foi realizada uma caminhada pastoral que “despertou a curiosidade” de ir ao encontro uns dos outros e dar as mãos na “alegria da caridade tanto na partilha das coisas materiais como na vivência da fé celebrada em Eucaristia”.

O último Congresso Eucarístico Diocesano em Aveiro realizou-se em junho de 2005, no ‘Ano da Eucaristia’, onde celebraram os 50 anos de ordenação presbiteral do então bispo da diocese, D. António Marcelino.

CB/OC

Partilhar:
Share