Iniciativa assinalou primeiro Domingo da Palavra de Deus

Sever do Vouga, 27 jan 2020 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro presidiu este domingo à ordenação de dois diáconos para a diocese, na localidade de Paradela, Sever do Vouga, numa cerimónia em que distribuiu o primeiro volume da nova tradução da Bíblia em português.

“Que na meditação da palavra rezada Jesus bata à nossa porta através da Sagrada Escritura e lhe abramos a porta da mente e do nosso coração; entre na nossa vida e permaneça connosco”, disse D. António Moiteiro, na homilia da celebração, enviada hoje à Agência ECCLESIA.

No final da ordenação diaconal de Fábio Freches e de Nuno Gonçalves, as famílias presentes na celebração receberam o volume com os quatro Evangelhos e os Salmos, lançado pela Conferência Episcopal Portuguesa.

A iniciativa assinalou o Domingo da Palavra de Deus, criado pelo Papa Francisco, que a Igreja Católica assinalou pela primeira vez.

Foto: Diocese de Aveiro

D. António Moiteiro referiu, na homilia da Missa, que os cristãos devem ter um “autêntico sentido profético”, para “denunciar o mal e conquistar um verdadeiro espírito de liberdade interior”.

“A Igreja, continuadora da missão de Jesus, deve ser também libertadora de tantas escravidões que o homem de hoje sofre”, apontou.

O bispo de Aveiro destacou a dimensão missionária das comunidades católicos e apelou a um “dinamismo de conversão, entrega e renúncia”.

“Saber-se chamado pessoalmente por Deus é a experiência chave de toda a vocação e de todo o projeto de vida”, indicou.

O novo diácono Fábio Freches, de 32 anos, é natural da Covilhã, na Diocese da Guarda, e está ao serviço das paróquias da Unidade Pastoral de Águeda; já o diácono Nuno Gonçalves, de28 anos, nasceu em S. Mamede de Talhadas, na Arciprestado de Sever do Vouga, e está em serviço pastoral na paróquia de Beduído – Estarreja.

OC

Bíblia: Nova tradução dos quatro Evangelhos e dos Salmos disponível na internet

 

Partilhar:
Share