«A Igreja tem de escutar o mundo», afirma D. António Moiteiro sobre a caminhada sinodal

Aveiro, 27 nov 2021 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro convidou os diocesanos a realizar uma caminhada de Advento, com o com o Evangelho de São Lucas, que vai ser publicada em cada domingo no síte na internet da diocese e nas redes sociais.

Num vídeo enviado à Agência ECCLESIA, D. António Moiteiro explica à diocese que a caminhada de Advento vai centrar-se “sobretudo no Evangelho de cada domingo”.

O bispo de Aveiro indica que é uma caminhada com o Evangelho de São Lucas, o evangelista que vai acompanhar o novo Ano Litúrgico, que é o “Evangelho da oração, porque nos ensina a rezar, da alegria e o Evangelho da misericórdia”.

D. António Moiteiro incentiva, especialmente as famílias, que em cada casa seja preparado um espaço para realizar esta caminhada de Advento e, no “lugar mais conveniente”, tenham a Bíblia, uma vela, leiam o Evangelho dominical e acompanhem “o comentário, a oração, a concretização na vida”.

“Uma forma de rezar chamada Lectio Divina”, explica, sobre a proposta do Departamento Diocesano da Pastoral dos Adultos, que vai publicar um vídeo semanal em cada domingo do tempo de Advento, em www.diocese-aveiro.pt e nas redes sociais.

O bispo de Aveiro recorda que a diocese já publicou também uma Caminhada de Advento e Natal, que vai terminar na Solenidade da Epifania do Senhor, com propostas concretas para as crianças e adolescentes dos grupos de catequese, intitulada ‘Sonhemos juntos o caminho’.

O tempo do Advento, que engloba os quatro domingos anteriores ao Natal, marca o início do ano litúrgico na Igreja Católica, e, em 2021, começa este domingo, 28 de novembro.

D. António Moiteiro começa o seu convite a destacar que a diocese está empenhada, em sintonia com o Papa Francisco, em “promover e fazer uma caminhada sinodal”, onde em pequenos grupos devem responder a algumas perguntas que foram adaptadas para esta realidade e “vão ajudar a escutar o que o Espírito Santo tem para dizer”.

“A Igreja tem de escutar o mundo, tem de escutar as pessoas. Temos de nos escutar uns aos outros mas sobretudo escutar aquilo que o Espírito de Deus tem para nos dizer”, salientou, no contexto do percurso que a Igreja Católica está a fazer para o Sínodo dos Bispos 2021/2023.

A 16ª assembleia geral do Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco, tem como tema ‘Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão’, e vai decorrer em outubro de 2023, sendo precedida por um processo de consulta com assembleias diocesanas e continentais.

CB

 

Advento: Bispo de Aveiro orienta retiro para agentes de pastoral

Partilhar:
Share