Preparação para o Natal começa a 28 de novembro

Aveiro, 18 nov 2021 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro divulgou a sua Caminhada de Advento, que termina na Solenidade da Epifania do Senhor, com o tema ‘Sonhemos juntos o caminho’, apresentando propostas concretas para as crianças e adolescentes dos grupos de catequese.

“É ao ritmo da Palavra de Deus, sobretudo do Evangelho de cada domingo, que se propõe esta caminhada que se inicia no primeiro Domingo de Advento (28 de novembro) e que termina na Solenidade da Epifania do Senhor (2 de janeiro 2022)”, pode ler-se no texto de apresentação da proposta.

A Diocese de Aveiro assinala que o Advento 2021, o tempo em que os fiéis e as comunidades preparam a solenidade do Natal, acontece numa altura em que iniciaram o processo que pretende alcançar “uma Igreja mais sinodal, uma Igreja que, ao anunciar o Evangelho, sabe caminhar em conjunto”.

Na preparação desta proposta de caminhada incluem-se vários elementos – palavra, desafio, gesto, celebração/oração.

Semanalmente, é proposto para cada domingo uma frase para colocarem junto do símbolo do processo sinodal, um gesto/desafio para concretizarem ao longo a semana, uma intenção para a Oração dos Fiéis relativa à caminhada sinodal e uma introdução à celebração ou para o acender a vela da Coroa de Advento.

Por exemplo, pessoas e comunidades são desafiadas no primeiro Domingo do Advento a “despertar e assumir o caminho sinodal como um processo de conversão”, e no terceiro domingo, dia 12 de dezembro, a descobrir que “mudanças são necessárias” para melhorar a tomada de decisões no seio da comunidade.

A Caminhada de Advento da Diocese de Aveiro é para “o todo das comunidades”, mas também existem propostas concretas para as crianças e adolescentes dos grupos de catequese.

Na Catequese da Infância procuram promover um percurso que acompanha a liturgia de cada domingo e a temática sinodal, as crianças vão construir um puzzle que é o presépio, até ao domingo da Sagrada Família, dia 26 de dezembro, e em cada peça é apresentada a palavra e o gesto para cada semana.

Para a adolescência também existe um esquema semanal, o catequista vai lançar um desafio, através das redes sociais, e o gesto vai concretizado na catequese, “podendo ser partilhada com a comunidade”.

Os adolescentes vão ser convidados a pensar nos idosos, nas pessoas portadoras de deficiência, nos mais pobres das paróquias, como podem contribuir individualmente para cuidar da casa comum.

A Diocese de Aveiro recorda que a conversão pastoral das pessoas e das comunidades “é o primeiro dos desafios que o programa pastoral nos propõe, na Caminhada de Advento-Natal-Epifania ‘Sonhemos juntos o caminho’, que pode ser consultada online.

CB/OC

Partilhar:
Share