Apostolado do Mar: Stella Maris de Leixões celebra 50 anos

Lisboa, 28 nov 2011 (Ecclesia) – O Stella Maris de Leixões, na diocese do Porto, celebra este ano 50 anos de apostolado junto dos trabalhadores marítimos e das comunidades piscatórias da região.

Em comunicado enviado à Agência Ecclesia, o assistente nacional da Obra do Apostolado do Mar (Stella Maris) destaca o facto deste ser presentemente “o único Stella Maris no ativo em Portugal”, representante de uma área pastoral da Igreja Católica que privilegia os problemas dos homens do mar, como o afastamento familiar, a solidão e o emprego precário.

Segundo o padre António Sílvio Couto, as bodas de ouro foram assinalas este sábado, pelo bispo do Porto, durante uma missa de ação de graças e uma sessão solene que marcou também a entrada em funções da nova direção do Stella Maris de Leixões.

D. Manuel Clemente aproveitou a ocasião para recordar os padres-capelães que estiveram ao serviço da instituição e todos aqueles que “fizeram daquele espaço um lugar de oração e de partilha em horas de lazer ou de convívio”.

Inaugurado a 25 de novembro de 1961, o Stella Maris de Leixões é uma criação do Apostolado do Mar – Obra Internacional Pontifícia da Igreja Católica e depende hierarquicamente do bispo da diocese do Porto e da Comissão Pontifícia para a Pastoral das Migrações e Turismo da Santa Sé.

Trabalha em parceria com diversas instituições internacionais e nacionais, como as companhias e agências de navegação, departamentos marítimos e portuários, autarquias locais, instituições de Segurança Social, associações cívicas e clubes desportivos.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top