Angra: Câmara Municipal aprova «voto de congratulação» ao seminário episcopal

Angra do Heroísmo, Açores, 12 ago 2014 (Ecclesia) – A Câmara de Angra Heroísmo aprovou um voto de congratulação pelos 150 anos do seminário episcopal e pela sua ação formativa de cidadania, o reconhecimento vai ser entregue ao reitor no dia 21 de agosto.

“Este voto, aprovado por unanimidade por todos os partidos que formam o executivo camarário, lembra a história da fundação desta Casa, das dificuldades que teve de enfrentar em vários momentos mas, que ‘apesar de todas as vicissitudes se tornou no único centro de formação de nível superior no Arquipélago dos Açores’”, revela o Portal da Diocese de Angra.

O documento camarário que aprovou o voto de congratulação, destaca que para o seminário “iam dezenas de jovens que só desta forma puderam estudar e adquirir uma formação académica de reputado mérito”.

O Seminário Episcopal da Diocese de Angra assinalou os seus 150 anos em 2013 com um programa celebrativo que durou um ano.

A proposta educativa do Seminário Episcopal de Angra não se destinou exclusivamente à formação de sacerdotes mas tem também uma base de cidadania “tendo formado centenas de jovens em humanidades, embora não descurando uma boa formação nas ciências naturais e matemáticas”, assinala o município.

Nesse sentido, o documento camarário destaca que o seminário deu “pastores de almas a essas ilhas, doutores a universidades portuguesas e estrangeiras, altos responsáveis da Cúria diocesana e “missionários em África e no Oriente, entre Bispos e até um Cardeal”.

“Uns e outros deram um contributo significativo para a construção do regime autonómico e dos ideais de um Açores prósperos e governados por açorianos”, acrescenta a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

O Reitor do Seminário Episcopal de Angra, padre Hélder Miranda Alexandre, vai receber o voto de congratulação no dia 21 de agosto, na sessão solene comemorativa dos 480 anos da cidade de Angra do Heroísmo, “hoje cidade património da humanidade, que terá lugar no Salão Nobre, pelas 20h30”, informa o Portal da Diocese.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top