Fundação promove encontro de Lisboa na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Foto: JMJ Lisboa 2023

Lisboa, 18 nov 2022 (Ecclesia) – A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 marcou presença na Jornada Nacional da Juventude (JNJ) de Angola, que decorreu em Benguela, entre os dias 9 e 13 de novembro.

Segundo Madalena Perloiro, representante do Comité Organizador Local (COL) em Angola, a participação na JNJ de Benguela “permitiu ver e fazer parte da Igreja jovem de Angola”.

A responsável destacou a oportunidade de “falar da JMJ Lisboa 2023 a jovens que estavam mais longe desta realidade, ou que até a desconheciam”.

Madalena Perloiro, citada pelo site oficial da JMJ 2023, falou do “entusiasmo e alegria dos jovens angolanos” com a vinda a Lisboa, apesar de preocupações relativas a questões financeiras e à obtenção dos vistos.

Foto: JMJ Lisboa 2023

Esta Jornada Nacional da Juventude de Angola teve como tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, o mesmo da JMJ Lisboa 2023.

O primeiro dia do encontro foi reservado para o acolhimento dos peregrinos de todo o país, cerca de 1300 participantes; o programa prosseguiu com a abertura da Feira Vocacional e a Missa inaugural, presidida por D. António Jaca, bispo de Benguela.

Para a irmã Elisa, representante do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Benguela, a principal motivação para a participação na JNJ é o “encontro pessoal dos jovens com Jesus Cristo e sobretudo a partilha, desde a experiência, a cultura e tudo mais, com os jovens das outras dioceses e arquidioceses”.

A Fundação JMJ Lisboa 2023 está a promover o encontro junto dos países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

OC

 

Lisboa 2023: Fundação promove JMJ em países lusófonos

Partilhar:
Share