Alunos com «bastantes» dificuldades alimentares

Lisboa, 05 fev 2013 (Ecclesia) – A dirigente nacional da Juventude Operária Católica (JOC) denunciou a Agência ECCLESIA que há alunos com “bastantes dificuldades alimentares nas escolas”.

Elisabete Silva referiu que a “pobreza envergonhada” é notória e que os jovens estudantes sentem que alguns colegas passam por “dificuldades ao nível da alimentação”.

A Juventude Operária Católica realizou este sábado e domingo, em Braga, um encontro nacional de formação dedicado ao tema “Como é que os jovens vivem hoje a relação entre a escola e o trabalho?” e concluiu-se que é fundamental trabalhar a “orientação profissional” dos alunos, visto que esta, em Portugal, “é muito fraca”.

Os jovens presentes, a maioria estudantes, sublinharam que os testes psico-técnicos são “motivo de confusão e não são completos”.

Uma das causas para o desemprego é a “falta de orientação profissional” porque esta “não está a ser adequada”, afirmou Elisabete Silva e acrescenta: “Há profissões que deviam ser exploradas e dadas a conhecer aos jovens”.

A relação trabalho/escola “não está muito boa” porque se estivesse – afirma a dirigente da JOC – “a educação gerava emprego e tal não acontece”.

O movimento destaca também o aumento dos jovens «Nem-Nem», excluídos dos estudos e do mundo laboral.

“Como jovens cristãos e inquietos, não conseguimos ficar indiferentes a dados tão graves como o aumento das taxas de abandono escolar e desemprego juvenil no nosso país e do número de jovens «Nem-Nem», que nem estudam nem trabalham”, sublinha Elisabete Silva.

Criar a consciência que “o estudo valoriza a pessoa” e “iniciativas no mercado de trabalho” são objectivos da JOC, realça a dirigente.

A JOC, que surgiu na Bélgica em 1925 e chegou a Portugal 10 anos depois, tem como missões “a libertação dos jovens trabalhadores” e “ser testemunha da presença libertadora de Jesus e do projeto de Jesus Cristo no seio da classe operária”, lê-se no site do movimento.

LFS

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top