D. Manuel Madureira Dias; Manuela Silva; Guilherme d’Oliveira Martins e o padre António Manuel Martins são os oradores.

Faro, 23 de nov 2013 (Ecclesia) – A diocese do Algarve organiza, entre hoje e amanhã, um simpósio sobre o Concílio Vaticano II que vai encerrar as atividades do Ano da Fé.

A iniciativa da diocese do Algarve, a decorrer na paróquia de São Luís, em Faro, destaca neste simpósio o Concílio Vaticano II (1962-1965) que este ano celebra 50 anos e foi um dos acontecimentos eclesiais que inspirou o Ano da Fé proclamado pelo Papa emérito Bento XVI.

O simpósio destina-se a quem participa ativamente na vida paroquial e diocesana da Igreja do Algarve, a todos os leigos comprometidos e “outros leigos com especial participação testemunhal no mundo do trabalho, académico, vida pública e cultura”, adianta o jornal Folha do Domingo.

Do programa constam as conferências de D. Manuel Madureira Dias, bispo emérito do Algarve, do padre António Manuel Martins, docente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa, de Manuela Silva, ex-presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz e de Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura.

No simpósio diocesano, nos dias 23 e 24 de novembro no salão da paróquia de São Luís, em Faro, haverá também um painel sobre a “Memória, Receção e desafios conciliares na Diocese do Algarve” e a projeção do documentário “Vaticano II, Imagens e testemunhos”.

A celebração eucarística que encerra o Ano da Fé na diocese algarvia será celebrada na catedral de Faro, aberta a toda a comunidade diocesana, este domingo, dia 24 de novembro, às 15h30.

FD/CB/LFS

Partilhar:
Share