Algarve: seminário algarvio conclui recuperação da cobertura até final deste ano

Lisboa, 18 jun 2011 (Ecclesia) – O Seminário de São José, em Faro, está a proceder à conclusão das obras de recuperação e sustentabilização da sua cobertura iniciadas há quatro anos.

A derradeira fase que agora decorre, “iniciada há cerca de três meses, incide sobre a metade do telhado de duas águas da fachada principal que fica voltada para o Largo da Sé, prevendo-se que possa estar concluída até novembro ou dezembro deste ano, ainda a tempo de enfrentar o próximo inverno” – refere o site da diocese do Algarve.

“O telhado, com os ventos que vêm da Ria Formosa, deixa passar água, o que provocou, ao longo dos tempos, o apodrecimento das vigas e o telhado começou a ceder. Isto significa que, por vezes, quando a chuva vem picada, entra água no quarto dos alunos”, alertava, já em 2006, o então reitor da instituição, padre Mário de Sousa, acrescentando que a infiltração da água “provocou estragos vários” como o apodrecimento de janelas e o surgimento de humidade.

O padre Pedro Manuel, atual prefeito e ecónomo da instituição, explica ainda que o telhado estava também desnivelado por causa do sismo de 1969 (28 de fevereiro), – o último grande terramoto a abalar o Algarve –, que chegou inclusivamente a fazer cair a capela do Seminário algarvio.

Foi então necessário criar uma cobertura interior, uma espécie de sub-telhado (visível nas fotos), para garantir simultaneamente a proteção e o isolamento térmico.

“O custo total das diversas fases de recuperação da cobertura do Seminário de Faro deverá orçar em cerca de 500 mil euros faltando pagar, após a conclusão da obra, a última tranche no valor de 175 mil euros” – lê-se no site.

SM/LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top