«Ao sermos ajudados por eles nesta reflexão, quisemos tê-los presentes na nossa oração» – D. Manuel Quintas

Foto Jornal Folha do Domingo

Faro, 01 mar 2021 (Ecclesia) – Profissionais de saúde e de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) paroquiais no Algarve escreveram as meditações e orações da Via Sacra diocesana, presidida pelo bispo D. Manuel Quintas, na capela do Seminário de São José, em Faro.

“Ao sermos ajudados por eles nesta reflexão, quisemos tê-los presentes de modo particular na nossa oração”, disse D. Manuel Quintas.

De acordo com a informação enviada hoje à Agência ECCLESIA pelo Gabinete de Informação da Diocese do Algarve, dois médicos, dois enfermeiros e dois profissionais de IPSS’s paroquiais e uma farmacêutica refletiram “a entrega de todos os demais profissionais”, nas meditações e orações da Via Sacra diocesana, no dia 26 de fevereiro.

O bispo do Algarve manifestou a união de toda a Diocese do Algarve no “reconhecimento agradecido” aos profissionais de saúde nesta região, assinalando “o quão estimulante continua a ser para todos o seu testemunho de doação e de entrega em cuidar e curar os pacientes”.

D. Manuel Quintas partilhou também algumas palavras do Papa Francisco aos profissionais de saúde de Itália e destacou que “é uma vacina contra o individualismo e o egocentrismo”, a dedicação de “quantos, inclusive nestes dias, estão empenhados nos hospitais e nas estruturas sanitárias”.

Foto Jornal Folha do Domingo

“O exemplo de tantos irmãos e irmãs que arriscaram a própria vida a ponto de a perder, suscita em todos uma viva gratidão e motiva a nossa reflexão. Face a tanta entrega, toda a sociedade se sente incentivada a testemunhar sempre mais o amor ao próximo e o cuidado do outro, especialmente os mais vulneráveis”, desenvolveu.

A Via Sacra na Diocese do Algarve vai continuar a realizar-se todas as sextas-feiras da Quaresma, até dia 2 de abril, com transmissão nas redes sociais desta Igreja local, do jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ e da ‘Mais Algarve’; Esta sexta-feira, dia 5 de março, as meditações vão ser propostas pelos jovens.

A informação enviada à Agência ECCLESIA destaca também que na programação da caminhada quaresmal diocesana, presidida pelo bispo do Algarve, a transmissão aos domingos da Eucaristia, às 11h00, e a oração de vésperas, pelas 17h00, seguida de catequese sobre o tema ‘Viver a partir de Cristo’.

CB

Partilhar:
Share