Faro, 26 jun 2019 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve informou hoje o falecimento do padre Domingos Fernandes, pároco do Parchal e da Mexilhoeira da Carregação, de 77 anos de idade e 50 de sacerdócio.

A Missa exequial celebra-se às 11h00 desta quinta-feira.

Na informação divulgada pelo jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ refere-se que o funeral segue para a Junqueira, em Vila do Conde, na Arquidiocese de Braga, acompanhado pelo vigário de Portimão, o padre Nuno Coelho.

O padre Domingos Fernandes faleceu esta manhã “vítima de doença do foro hepático” no Hospital de Alvor, onde se encontrava internado “em estado crítico” há 10 dias.

O sacerdote que foi pároco de Marmelete, Pêra, Estômbar, Mexilhoeira da Carregação e Parchal pertencia à Arquidiocese de Braga mas foi para o Algarve depois da ordenação sacerdotal; No dia 5 de outubro de 1968 foi recebido por D. Júlio Tavares Rebimbas, no Paço Episcopal de Faro, que o nomeou prefeito e professor música e história do Seminário de São José.

O padre Domingos Fernandes foi assistente regional do CNE, D. Júlio Tavares Rebimbas solicitou a reorganização do movimento escutista, que levou ao surgimento da Junta Regional do Algarve.

O sacerdote era natural da Freguesia de Touguinha, Vila do Conde, onde nasceu em 1941 “numa família católica com mais oito irmãos”.

Aos 12 anos entrou para o Seminário da Companhia de Jesus (Jesuítas) em Macieira de Cambra, também fez parte do Movimento de Schoenstatt, e no quarto ano passou para o seminário diocesano onde foi condiscípulo do atual arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, e de D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto.

A ordenação presbiteral de Domingos da Silva Fernandes foi a 15 de agosto de 1968, presidida pelo então arcebispo D. Francisco Maria da Silva, na Sé de Braga.

Na Paróquia de Junqueira, em Vila do Conde, vai ser celebrada uma Missa às 10h00, desta sexta-feira, informa a Arquidiocese de Braga no seu sítio online.

O jornal ‘Folha do Domingo’ recorda que o sacerdote assinalou os 50 anos da sua ordenação a 15 de agosto de 2018, na igreja do Parchal, numa celebração onde o bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, presidiu à ereção paroquial daquela comunidade.

A Câmara Municipal de Lagoa também atribuiu um voto de louvor pelo cinquentenário da ordenação de Domingos da Silva Fernandes, em agosto de 2018.

CB/OC

Partilhar:
Share