Ciclo de microconferências decorre este sábado

Porto, 26 jun 2019 (Ecclesia) – O movimento Equipas Jovens de Nossa Senhora promove este sábado o ‘Faith’s Night Out’ Porto 2019 (FNO), que vai dar “oportunidade de as pessoas crescerem na fé e conhecerem a fé em diferentes áreas”.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, emitida hoje, Miguel Caeiro destaca num “painel diverso” de convidados o bispo do Porto, D. Manuel Linda, que tem “uma crescente entrega ao trabalho com os mais novos e grande carinho” com o movimento católico que organiza o FNO, a jornalista e vaticanista Aura Miguel e o provincial dos Jesuítas em Portugal, o padre José Frazão.

“Tentamos pegar em oradores com backgrounds diferentes que intervenham na Igreja de áreas diferentes, em momentos diferentes e também de gerações diferentes”, disse o elemento das Equipas Jovens de Nossa Senhora.

O ‘Faith’s Night Out’ Porto 2019 vai apresentar 12 oradores, em conferências de 7 minutos cada, e dois momentos artísticos, inspirados no tema-geral “Tu és Pedro, e sobre esta pedra purificarei a minha Igreja”, a partir das 18h00, deste sábado, na Universidade Católica no Porto.

Miguel Caeiro comenta que no movimento têm “tido noção” que sete minutos “é um grande desafio para os oradores”, mas é, também, uma “grande capacidade” do evento em apresentar “várias opiniões diferentes num curto espaço de tempo”.

“São uma forma de apostolado importante trazendo o testemunho do que é a vida deles na vivência da fé e que nos inspira a nós jovens e não só a vivermos também a nossa fé de uma forma melhor”, acrescentou.

As Equipas Jovens de Nossa Senhora destinam-se a jovens dos 16 até aos 30 anos de idade, mas o FNO “não é exclusivo”, explica Tomás Toscano que convida as “famílias, amigos”: “Queremos mesmo sala cheia para podermos todos usufruir”.

Neste contexto, realçou que o movimento se insere num intervalo de idade que “é uma fase de muito autoconhecimento, muito crescimento” e as equipas “estimulam muito e a partilha”.

“Temos um casal connosco nas reuniões mensais, um assistente espiritual, porque queremos crescer, descobrir as nossas vocações, e estes eventos que as equipas criam permite isso, crescermos em várias áreas”, desenvolveu.

Segundo Tomás Toscano, estimulam “mesmo essa vertente do discernimento do que foi dito” e salienta que para além do “conhecimento de várias histórias”, os intervalos do evento “dão tempo para absorver” e escrever “uma ou outra ideia”.

A organização informa que o evento também vai proporcionar dois momentos artísticos que “dão um ambiente ainda mais contagiante e descontraído”, e convidaram, por exemplo, o grupo ‘Jovem levanta-te’, da Diocese de Setúbal, para “ajudar, através do teatro negro, a refletir sobre tudo” o que se vai ouvir.

As Equipas Jovens de Nossa Senhora informam que o bilhete para o Faith’s Night Out Porto 2019 tem um valor de 13€ e pode ser adquirido online.

As Equipas de Jovens de Nossa Senhora, organiza o Faith´s Night Out desde 2013 ao estilo das conferências TEDx, “simples e diretas, e partindo do conhecimento e do exemplo de vida de quem fala”: No Patriarcado de Lisboa realizou-se este ano pela sexta vez, na Diocese do Porto é a segunda edição, a Arquidiocese de Évora recebeu a primeira edição e já se internacionalizou para São Paulo, Brasil.

“Um projeto em constante crescimento”, destaca Tomás Toscano, salientando que o “grande objetivo” é dar oportunidade às pessoas de “crescerem na fé e conhecerem a fé em diferentes áreas”.

Ao longo de cada ano, para além das reuniões mensais e do FNP, o movimento organiza peregrinações, conferências, encontros nacionais e internacionais.

“Maneiras diferentes de pormos a nossa fé a crescer. Oferta muito grande de trabalharmos a nossa fé”, assinala Miguel Caeiro sobre um dos pontos muito fortes das Equipas Jovens de Nossa Senhora.

HM/CB/OC

Aos três conferencistas destacados juntam-se António Brandão de Vasconcelos, responsável Internacional das Equipas de Jovens de Nossa Senhora; Inês Caeiro, coordenadora da Comunicação da Vida Norte; Duarte Fonseca, presidente da APAC – Associação de Proteção e Apoio ao Condenado; Luís Figueira de Sousa; Margarida Alvim, cofundadora da Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade; Cuca Calheiros; José Luís Carvalho, diretor de Recursos Humano no Grupo José de Mello Saúde; e Helena Trigueiros, fundadora da ‘Helena de Troia’.

 

 

Partilhar:
Share