Algarve: Cabo-verdianos celebram «fé e cultura» em encontro diocesano

Faro, 04 mai 2016 (Ecclesia) – A comunidade cabo-verdiana a viver na Diocese do Algarve reuniu-se para celebrar “a fé e a cultura”, num encontro que começou com a celebração da Eucaristia na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira.

“Há muitas culturas que não compreendem esta riqueza. É muito importante que os cristãos tenham consciência desta riqueza”, disse o vigário-geral da Diocese do Algarve que presidiu à Missa.

Segundo o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’, numa informação enviada à Agência ECCLESIA, o cónego Carlos César Chantre, que é natural de Cabo Verde, destacou a importância da interculturalidade e assinalou que ninguém é “estrangeiro na Igreja” porque a característica do Cristianismo é “abraçar também todos aqueles que não aceitam Jesus Cristo”, que foi o que “Ele fez sempre”.

“Para abraçarmos as outras culturas, temos de, primeiro, respeitar a nossa cultura cristã universalista, recebendo todas as outras culturas de braços abertos: Aqueles que acreditam em Deus, aqueles que não acreditam e até aqueles que estão contra”, desenvolveu vigário-geral da Diocese do Algarve, na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira.

A celebração teve a “participação especial” do cantor cabo-verdiano Dino D’Santiago, acompanhado pelos seus irmãos Lígia e Elísio Pereira; a Eucaristia foi concelebrada pelo padre Jesús Ejocha, da Diocese do Algarve, mas natural da Guiné Equatorial.

O cónego César Chantre agradeceu o acolhimento aos cabo-verdianos, e outros africanos, por parte da Câmara Municipal de Loulé, cujo presidente esteve presente, e à Junta de Freguesia de Quarteira.

Após a Eucaristia o almoço-convívio realizou-se no salão de festas igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira.

A embaixadora de Cabo Verde em Portugal, Madalena Neves, também participou no 22.º encontro de cabo-verdianos que vivem no Algarve, destaca o jornal ‘Folha do Domingo’.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top