Açores: Reitores dos Santuários reclamam projetos que potenciem tesouros espirituais da região

Primeiras jornadas nacionais da Pastoral do Turismo vão decorrer em Fátima entre 10 e 11 de janeiro

Angra do Heroísmo, Açores, 04 jan 2014 (Ecclesia) – Os responsáveis pelos santuários religiosos dos Açores dizem que são necessários mais projetos e ideias que potenciem e deem visibilidade aos tesouros espirituais do arquipélago.

Em declarações prestadas ao portal de informação da Diocese de Angra, o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, situado na Ilha Terceira, chama a atenção para um património arquitetónico mas “sobretudo espiritual, com raízes bem específicas” composto por “217 igrejas, 290 ermidas, 32 conventos e 10 capelas”.

Para o padre Francisco Dolores, deveria haver uma forma da Igreja, por si só ou em conjunto com outras entidades, “promover um ou mais circuitos de turismo nos Açores”, aproveitando também as festas religiosas mais emblemáticas da região, como “as Festas do Espírito Santo, Senhor Santo Cristo, em São Miguel e Graciosa, Bom Jesus, no Pico, Nossa Senhora dos Milagres, na Terceira, entre outras”.

O padre Marco Martinho, reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus, em São Mateus do Pico, fala na necessidade de “estruturar um elo de ligação” entre os cinco santuários que servem as comunidades açorianas: para além dos dois já referidos, existem também os santuários do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, Nossa Senhora dos Milagres, na Serreta, e Santo Cristo da Caldeira, em São Jorge.

É necessária “uma ação pastoral conjunta, que apresente orientações concretas na forma de atuar nos diferentes âmbitos da sua missão: pastoral, espiritual, sacramental, celebrativa e de formação cristã”, defende o sacerdote, que fala ainda da possibilidade da criação de um “roteiro turístico” específico para este tipo de património.

Esse projeto “teria que abranger as quatro ilhas e os seus santuários, promovendo as suas festividades principais assim como a dinâmica de cada um ao longo de todo o ano, tendo-se em conta, também, as potencialidades naturais e culturais” existentes, sustenta aquele responsável.

As sugestões deixadas pelos reitores açorianos surgem na antecâmara das primeiras jornadas nacionais da Pastoral do Turismo, que vão decorrer em Fátima entre 10 e 11 de janeiro.

No programa do evento estão incluídos painéis como “Igreja e Turismo”; “Património Religioso e Turismo”; “Santuários e Peregrinações”; “Serviços Diocesanos de Pastoral do Turismo: práticas em curso” e “Santuário de Fátima: exemplo de acolhimento e de evangelização”

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top