Cerimónia está marcada para o dia 10 de junho

Foto Portal Igreja Açores

São Jorge, Açores, 08 jun 2019 (Ecclesia) – O  Instituto S. João de Deus – Casa de Saúde S. Rafael e Casa de Saúde S. Miguel, vai receber no dia 10 de junho a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico, no âmbito de uma sessão solene comemorativa do ‘Dia da Região Autónoma dos Açores’.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o gabinete de comunicação do ISJD explica que este galardão “é uma das Insígnias Honoríficas Açorianas atribuída pela Assembleia Legislativa e pelo Governo Regional dos Açores”.

A cerimónia de atribuição está marcada para as 11h00 da próxima segunda-feira , na localidade de Velas, Concelho da Calheta, na Ilha de São Jorge, e pretende reconhecer “92 anos de serviço hospitaleiro e dedicação às comunidades das 9 ilhas do arquipélago”.

As duas valências do ISJD em questão, Casa de Saúde S. Rafael e Casa de Saúde S. Miguel, “assistem cerca de 360 pessoas no âmbito da Saúde mental, reabilitação psicossocial, tratamento de doentes dependentes de álcool e toxicodependência”.

Para tal, conta com o contributo de 200 colaboradores que dão diariamente corpo ao trabalho desenvolvido nas diferentes unidades de internamento (curta, média e longa duração), unidades residenciais intra e extrainstitucionais, unidades sócio-ocupacionais e unidades especializadas no tratamento de pessoas com problemas de adição.

O mesmo comunicado destaca a dimensão pioneira do trabalho realizado por estas duas casas do ISJD nos Açores, que em 1927 na Ilha Terceira e em 1928 na Ilha de S. Miguel, respetivamente, “garantiram a assistência a cidadãos que padeciam de doenças mentais, numa época em que não existiam estruturas dedicadas para o efeito”.

“Nos dias de hoje, o serviço prestado pelo Instituto S. João de Deus através destas duas casas de saúde continua na senda do pioneirismo, com reconhecida qualidade e de acordo com o que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde e pelos planos regionais de saúde para a área da Saúde Mental”, pode ainda ler-se.

JCP

Partilhar:
Share