Açores: Igreja debate lançamento de semanário

Conselho Presbiteral da Diocese de Angra está reunido em volta do tema «Comunicação Social na Era Digital e a Nova Evangelização»

Angra do Heroísmo, Açores, 22 abr 2013 (Ecclesia) – A Igreja Católica nos Açores está a discutir o lançamento do novo semanário diocesano, projetado após o final do jornal diário ‘A União’, em 2012.

O tema está presente no encontro do Conselho Presbiteral da Diocese de Angra, reunido desde hoje em assembleia geral no Palácio de Santa Catarina, Angra do Heroísmo, para tratar do tema ‘Comunicação Social na Era Digital e a Nova Evangelização’.

“Trata-se de situar o lançamento do novo Semanário Diocesano, no contexto mais amplo da comunicação social e da nova evangelização”, assinala um comunicado do Serviço da Pastoral das Comunicações Sociais da Igreja (SPCSI) enviado à Agência ECCLESIA.

O debate foi precedido de uma auscultação do clero local, cujas respostas serão apresentadas no curso dos trabalhos, juntamente com “comunicações de três peritos convidados para o efeito”.

Esta assembleia é convocada e presidida pelo bispo de Angra, D. António Sousa Braga, e conta com a presença de 18 membros eleitos, 12 membros em função do cargo e cinco membros designados.

A Diocese de Angra decidiu encerrar no final de 2012 o jornal ‘A União’, por considerar que o diário não era sustentável na atual conjuntura económica.

A publicação, com 120 anos de atividade, vai dar lugar a um novo semanário “de inspiração cristã”, a ser distribuído nas nove ilhas dos Açores, segundo anunciou o bispo local.

D. António Sousa Braga referiu, numa nota publicada em outubro do último ano, que o diário se restringia “praticamente” à Ilha Terceira e tinha “um passivo acumulado, que, com o tempo, se tornou insustentável”.

A reunião do Conselho Presbiteral, organismo representativo do clero ao qual compete auxiliar o bispo no governo da diocese, vai concluir-se na tarde de quinta-feira.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top