Neste tempo de Quaresma cerca de 2500 homens percorrem a ilha de São Miguel

Foto Henrique Matos

São Miguel, 09 mar 2020 (Ecclesia) – A Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas dos Açores apresentou a campanha de prevenção rodoviária “Romeiros 2020”, que quer promover a segurança dos 2500 homens em peregrinação pela ilha. 

“Romeiros 2020 irá durar cinco semanas, alertando os automobilistas para a presença de ranchos de romeiros nas estradas de São Miguel”, anuncia o site diocesano. 

Neste tempo de Quaresma, divididos por 50 ranchos, cerca de 2500 homens percorrem a ilha de São Miguel numa peregrinação tradicional e que merecer “um especial cuidado”.

“Os romeiros percorrem quilómetros, a pé, durante uma semana, trajando um xaile e um lenço, transportando um saco para alimentos, bordão e terço, entoando cânticos e rezando”, pode ler-se.

A campanha deste ano “foge um pouco às campanhas anuais habituais que se tem feito sempre”, sendo uma “campanha nova, de prevenção, no que respeita a este período de peregrinação, em que os romeiros vão para a estrada”, afirmou a secretária regional, Ana Cunha.

A campanha contempla também a entrega de fitas refletoras, que “serão usadas por diversos ranchos de romeiros para assinalar a colaboração da Prevenção Rodoviária Açoriana” nesta iniciativa.

SN

Açores/Quaresma: Romeiros de São Miguel saem para a estrada

 

Partilhar:
Share