Açores: Bispo recebe chaves da cidade de Angra

D. António de Sousa Braga vai ser homenageado hoje, dia da diocese

Angra do Heroísmo, Açores, 03 nov 2015 (Ecclesia) – O bispo de Angra vai tornar-se cidadão honorário de Angra do Heroísmo recebendo igualmente as chaves de honra, hoje, numa sessão solene nos Paços do concelho açoriano.

“Ao longo destes 19 anos de episcopado, D. António de Sousa Braga visitou várias vezes todas as paróquias da Diocese de Angra sendo hoje um conhecedor profundo das populações açorianas”, assinala o texto da deliberação a Câmara Municipal de Angra de Heroísmo.

Neste contexto, o documento observa que o prelado exerceu o seu ministério episcopal com um “grande sentido de responsabilidade e de uma constante aproximação a todas as pessoas de boa vontade”.

A autarquia recorda que ao longo do seu episcopado como bispo residencial, D. António de Sousa Braga ordenou cerca de 50 sacerdotes “todos formados no Seminário de Angra”, o que deu uma “grande vitalidade ao trabalho apostólico” na diocese “em que tanto se tem empenhado”.

O bispo, religioso da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), é descrito como “pessoa de trato afável e próximo” que “granjeou a simpatia e o carinho de toda a população açoriana”, divulga o portal ‘Igreja Açores’ da Diocese de Angra.

O prelado é o 38.º bispo de Angra, segundo nascido nos Açores,  e a edilidade destacou o facto de “pela primeira vez na história da diocese, o bispo eleito, natural destas ilhas, ter recebido a ordenação episcopal na própria Sé de Angra, a 30 de junho de 1996”.

A atribuição das mais altas insígnias do município foi determinada em reunião de câmara e aprovada pela Assembleia Municipal no dia 17 de setembro.

No dia 3 de novembro, assinala-se também o Dia da Diocese de Angra e o professor José Eduardo Franco vai apresentar a conferência ‘Igreja, Ordens Religiosas, Ilhas Atlânticas e Protoglobalização’.

D. António de Sousa Braga vai completar 75 anos, a 15 de março de 2016, idade máxima determinada pelo Direito Canónico para o exercício da sua missão.

O Papa Francisco nomeou D. João Lavrador como bispo coadjutor de Angra, que vai iniciar o seu serviço episcopal a 29 de novembro.

IA/CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top