Angra do Heroísmo, Açores, 11 fev 2020 (Ecclesia) – O bispo de Angra preside hoje à festa de Nossa Senhora de Lurdes no Dia Mundial do Doente, às 18h30, na igreja Matriz da Santíssima Trindade, nas Lajes do Pico.

A Diocese de Angra informa que D. João Lavrador vai presidir à Missa do Dia Mundial do Doente na igreja Matriz da Santíssima Trindade que tem como orago principal Nossa Senhora de Lourdes.

A Eucaristia, às 18h30, nas Lajes do Pico, vai ser concelebrada por “todos os reitores dos santuários diocesanos”, destaca o sítio online informativo ‘Igreja Açores’.

Segundo o programa, à noite, vai ser inaugurada a exposição ‘Ecce homo: a devoção de um povo’, no Museu dos Baleeiros, a partir das 21h00, e conta com uma conferência sobre o mesmo tema pelo reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo, o cónego Adriano Borges; Na exposição podem ser vistas algumas das mais emblemáticas capas que cobrem a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em procissão, entre as 9h30 e as 17h00, de terça-feira a domingo.

Na mensagem para o Dia Mundial do Doente 2020, no próximo dia 11, o Papa Francisco reforça oposição a projetos de legalização da eutanásia e sublinha dimensão «sagrada» de cada pessoa e aponta «objeção de consciência» como recurso na defesa da vida.

Aos profissionais de saúde, Francisco pede que a sua ação vise “constantemente a dignidade e a vida da pessoa, sem qualquer cedência a atos de natureza eutanásica, de suicídio assistido ou supressão da vida, nem sequer se for irreversível o estado da doença”.

“A vida há de ser acolhida, tutelada, respeitada e servida desde o seu início até à morte: exigem-no simultaneamente tanto a razão como a fé em Deus, autor da vida. Em certos casos, a objeção de consciência deverá tornar-se a vossa opção necessária, para permanecerdes coerentes com este ‘sim’ à vida e à pessoa”, escreve o Papa na mensagem, que começa com a frase bíblica «Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei», do Evangelho segundo São Mateus.

A Igreja Católica celebra anualmente o Dia Mundial do Doente na festa litúrgica de Nossa Senhora de Lurdes.

OC/CB

Partilhar:
Share