A contagem para o Concílio

Quatro anos menos três meses separam o anúncio do Concílio Ecuménico Vaticano II da sua abertura. A 25 de janeiro de 1959, dia em que a Igreja Católica assinala a conversão de São Paulo, o beato Papa João XXIII revelou aos cardeais a intenção de convocar o encontro.

No dia 17 de maio, quatro meses após o anúncio feito na basílica de São Paulo fora de muros, em Roma, foi constituída uma comissão prévia à preparação do Concílio, presidida pelo cardeal Domenico Tardini, secretário de Estado do Vaticano.

O prelado italiano escreveu a 18 de junho uma carta a todos os cardeais, arcebispos, bispos, congregações da Cúria Romana e superiores de ordens religiosas, pedindo-lhes sugestões e temas para o encontro. As 1998 respostas de 77% dos interrogados foram reduzidas a proposições breves.

O passo seguinte foi a encíclica ‘Ad Petri Cathedram’, com indicações sobre os objetivos do Concílio. O documento foi assinado por João XXIII a 29 de junho, dia de de São Pedro e São Paulo.

A etapa imediatamente anterior ao Concílio foi inaugurada a 5 de junho de 1960 com a promulgação da carta “Superno Dei”, onde o Papa italiano constituiu as 15 comissões e secretariados preparatórios, que em julho receberam as respostas e as sínteses da consulta.

A constituição apostólica “Humanae salutis”, redigida por João XXIII a 25 de dezembro de 1961, convocou o Concílio para 1962, 92 anos depois do encerramento do que o antecedeu, o do Vaticano I, e 399 anos após o de Trento.

A 2 de fevereiro de 1962, o Papa escreveu a carta “Concilium”, que fixou a abertura para 11 de outubro.

No primeiro dia de julho o Papa lavrou a encíclica “Paenitentiam agere”, pedindo aos fiéis que rezassem e fizessem sacrifícios pelo encontro. A 10 de julho foram enviados  convites aos cristãos separados para que enviassem observadores às sessões conciliares.

O regulamento foi publicado a 5 de setembro através do documento “Appropinquante Concilio”, de João XXIII, que no dia 11, um mês antes da abertura, difundiu numa radiomensagem ao mundo.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top