D. José Alves celebra 10 anos de trabalho episcopal na arquidiocese alentejana em 2018
Évora, 22 jan 2018 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora vai realizar uma visita pastoral à Vigararia de Évora, formada por 20 paróquias com “dupla componente urbana e rural”.
“A cada paróquia dedicarei alguns dias que permitam compreender melhor a vida das pessoas, estar com elas e ouvi-las. Rezar em conjunto, celebrar a fé, partilhar as preocupações e os ideais”, explica D. José Alves, em nota divulgada pelo site arquidiocesano.
A Visita Pastoral à Vigararia de Évora vai começar a 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, e termina a 13 de maio, quando D. José Alves vai completar “o ciclo das visitas pastorais a todas a paróquias da arquidiocese”.
A última vigararia tem a “característica singular” de ser urbana e rural, o que implica que a Visita Pastoral “não siga, em todas as paróquias, o modelo usado nos anos anteriores”.
Neste contexto, nas zonas urbanas vão ser introduzidas “algumas alterações” justificadas pelo tipo de urbanização, pela “fluidez sociológica dos limites entre elas” e pelo facto de as relações de pertença “não dependerem apenas da área geográfica onde se situa a residência”.
Já nas paróquias rurais vai ser tudo semelhante às visitas em anos anteriores a outras vigararias, “incluindo uma semana de missão popular”.
Para D. José Alves, que espera encontrar todas as “forças vivas” de cada paróquia, o contacto com as populações, particularmente com os doentes “constituirá uma boa ocasião de experimentar o amor de Deus”.
“Não se trata de uma visita de mera cortesia, mas de uma visita pastoral. Desloco-me a cada uma das paróquias como pastor, como pai, como irmão e como amigo”, realça.
Para além do programa em cada paróquia, estão previstos quatro eventos: Dia da juventude, a 24 de fevereiro: o “grande encontro” das famílias e dos movimentos e obras de apostolado, a 17 de março; o Dia da Catequese e a Jornada Sociocaritativa, respetivamente a 14 e 28 de abril.
Este ano, D. José Alves celebra em 2018 o 10.º aniversário de nomeação como arcebispo de Évora, que tem 156 paróquias, nove Vigararias, em 24 concelhos.
“Podeis contar comigo”, assegura D. José Alves na mensagem publicada no sítio online da Diocese de Évora.
CB/OC