Santo Tirso, 19 jul 2017 (Ecclesia) – No Colégio das Caldinhas, Santo Tirso, vai realizar-se, de 22 a 29 deste mês, um «retiro criativo» onde se pode rezar e criar música litúrgica.
A proposta, denominada «LABoratório», dirige-se a participantes entre os 16 e 35 anos e é promovida pela Companhia de Jesus (Jesuítas), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Neste retiro, os participantes têm momentos “para rezar, aprender música, compreender o sentido da liturgia, criar nova música e gravar”, lê-se.
O «LABoratório» parte da reflexão que alguns jesuítas mais ligados às artes têm vindo a fazer ao longo dos tempos sobre a música litúrgica e a “necessidade de contribuir para a renovação do que se canta e toca nas missas em Portugal”, sublinha o comunicado.
A proposta deste atelier musical de oração, execução e composição musical é uma iniciativa da Pastoral Juvenil da Província Portuguesa da Companhia de Jesus.
No que diz respeito à formação, a atividade destina-se a proporcionar um tempo de oração privilegiado, a oferecer uma introdução à Liturgia (ao sentido, ao rito, ao lugar respetivo da música), bem como a disponibilizar um tempo de formação.
Do ponto de vista da produção, pretende-se produzir músicas, gravar essas mesmas composições, e disponibilizá-las gratuitamente (partituras e gravações) num blogue.
LFS