Porto: D. António Francisco dos Santos sublinha convite do Papa à «renovação da Igreja»

Porto, 05 set 2015 (Ecclesia) – O bispo do Porto destaca a “comunhão e sintonia” dos bispos e com o Papa Francisco num “tempo novo”, nas vésperas de participar na sua segunda visita ‘ad Limina’ a Roma.

“Francisco convida-nos a construir, a aplanar novos caminhos e ter um espírito muito aberto à renovação da Igreja”, assinalou D. António Francisco dos Santos à Agência ECCLESIA.

O responsável revela que não se sente nervoso pelo encontro com o Papa Francisco, nesta segunda-feira, porque “se sente junto de um pai, junto de um irmão, com os outros irmãos”.

Neste contexto, D. António Francisco dos Santos comenta que existem “momentos muito facilitadores de proximidade” e recorda, por exemplo, que na sua primeira visita ‘ad Limina’, com Bento XVI, em 2007, o agora Papa emérito pediu para falarem em francês, porque sabia que tinha estudado em França, e relembrou uma passagem pela Diocese de Aveiro.

“Estes elementos revelam proximidade e depois são momentos de graça e de bênção porque é estarmos juntos do sucessor de Pedro que nos anima, incentiva e nos confirma”, acrescentou.

Para D. António Francisco dos Santos, “no início do ministério e também do novo Papa”, esta é uma oportunidade de “poder partilhar” a vida da sua diocese para que “esta frescura e alegria do Evangelho chegue e se viva” no Porto e em Portugal.

HM/CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top