Santarém: Bispo identifica uma diocese como «campo aberto à missão»

Santarém, 05 set 2015 (Ecclesia) – O bispo de Santarém enviou para o Vaticano um relatório que “realça aspetos positivos e dificuldades, desafios” de uma diocese onde “há campo aberto à missão” porque as pessoas têm as “propostas do Evangelho no coração”.

“Nos aspetos positivos hoje temos um grande dinamismo na pastoral juvenil, uma grande preocupação pela catequese, embora os frutos não apareçam como nós esperávamos. Uma liturgia mais viva, uma proximidade entre os pastores e as pessoas”, explicou D. Manuel Pelino.

À Agência ECCLESIA, o prelado revelou que o relatório sobre a vida da diocese que teve de fazer antes da visita ‘ad Limina’ abordou “algumas “dificuldades”.

“Um laicismo que se instala; um certo comodismo e um agnosticismo que alastra”, são para o bispo de Santarém “desafios” para a ação pastoral.

Contudo, D. Manuel Pelino considera que existe o “desejo e procura da verdade, do bem, da justiça, da fraternidade”.

“As propostas do Evangelho estão no coração das pessoas, portanto há um campo aberto à missão”, acrescenta sobre a Diocese de Santarém.

O bispo diocesano não esconde a “grande admiração e expectativa” com a “novidade” que Francisco trouxe, por isso, considera importante o encontro que o Papa vai ter com os bispos portugueses esta segunda-feira, para sentirem que “é a mesma Igreja em saída preocupada com a missão, marcada pela misericórdia”.

JCP/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top