Leiria-Fátima: Bispo saúda distinção de monsenhor Joaquim Carreira pela sua defesa dos judeus na II Guerra Mundial

Leiria, 20 abr 2015 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima publicou este sábado uma nota de congratulação pela distinção “Justo entre as Nações” atribuída a monsenhor Joaquim Carreira, sacerdote da Diocese de Leiria-Fátima.

D. António Marto assinala que a “ação meritória” daquele padre “honra” os membros do presbitério e da diocese a que pertenceu.

“A mencionada distinção incentiva-nos a nunca recuarmos na prática do bem ao nosso próximo, especialmente nas situações em que ele é vítima de injustiça, perseguição e humilhação, como ainda hoje ocorre em várias partes do mundo”, refere a nota, divulgada pela diocese através da sua página de internet.

O sacerdote português Joaquim Carreira (1908-1981) foi distinguido pela Embaixada de Israel e a Comunidade Israelita de Lisboa com a entrega da medalha e do certificado de honra ‘Justo entre as Nações’, do Instituto Yad Vashem à sua família.

A distinção foi entregue esta quinta-feira na Sinagoga de Lisboa pela embaixadora de Israel em Portugal, Tzipora Rimon, durante um ato solene em homenagem às vítimas do Holocausto.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top