Fátima, Santarém, 19 fev 2015 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima promove hoje um encontro com os comerciantes locais, iniciativa que visa “reforçar laços de proximidade” e dar a conhecer as principais atividades e celebrações previstas em cada ano pastoral.
Segundo o reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas, “o objetivo destas ações é a promoção, pela aproximação entre os responsáveis do Santuário e os participantes nestes encontros, de um espírito de união que favoreça a interajuda no processo de acolhimento dos peregrinos nacionais e estrangeiros que vêm a Fátima”.
Durante o encontro são apresentadas as estatísticas referentes ao ano de 2014, durante o qual se calcula que 3,2 milhões de peregrinos tenham participado nas 2538 missas oficiais, celebradas diariamente no contexto do programa oficial, e que cerca de 500 mil tenham participado nas 4249 missas particulares, celebradas a pedido de grupos em peregrinação, normalmente por grupos que trazem sacerdote.
Em termos de outras celebrações oficiais, como a Via-Sacra ou a recitação Rosário, os números de 2014 apontam para 2,4 milhões de participantes.
Em relação à representação de países estrangeiros, os serviços do Santuário registaram em 2014 a presença de peregrinos oriundos de 84 países: Espanha continua a liderar no número de peregrinos, com mais de 32 mil, seguindo-se a Itália, a Polónia e o Brasil.
No grupo dos dez países que mais peregrinos trazem a Fátima encontram-se depois Estados Unidos da América, Ucrânia, Correia do Sul, Alemanha, França e Irlanda.
SISF/OC