Cultura/Portugal: União Europeia distingue programa radiofónico dedicado ao património

Prémios «Europa Nostra» são entregues em Viena

Lisboa, 05 mai 2014 (Ecclesia) – A União Europeia vai distinguir hoje o programa da rádio ‘Encontros com o Património’, uma rubrica da TSF com edição de Manuel Vilas-Boas, pelo seu contributo para a divulgação e preservação da Cultura.

Os prémios ‘Europa Nostra’ de 2014, que distinguem Portugal nas categorias “Conservação” e “Educação, formação e sensibilização”, são entregues no Burgtheater, em Viena, Áustria.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o jornalista destacou a importância do galardão num momento em que o Governo está a promover diversos cortes nesta área.

“Este prémio é uma chamada de atenção oportuna para um Governo que deixa a Cultura de fora, rigorosamente de fora, como se ela não fosse importante, determinante”, apontou o repórter.

Da lista dos premiados deste ano consta outro projeto português, dedicado à “Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras”.

Para Manuel Vilas-Boas é fundamental tratar a Cultura com “dignidade”, uma vez que ela representa “a memória” de um povo, aquilo que ele tem “de melhor”.

O programa ‘Encontros com o Património’, da TSF, é emitido aos sábados, a partir do 12h10, com repetição aos domingos à 01h00, e arrecadou o primeiro lugar na categoria ‘Educação, formação e sensibilização’.

O júri do prémio destaca o projeto como um “exemplo” na área radiofónica, em matéria de património, e como uma “parceria de sucesso”.

A nota oficial elogia as perspetivas “realistas, mas diversas, sobre a herança cultural portuguesa, ao mesmo tempo que se promove a tomada de consciência, numa audiência grande e diversa, de alguns dos assuntos difíceis na conservação”.

Além dos 27 distinguidos, divulgados em março, hoje serão conhecidos os seis vencedores do Grande Prémio, no valor 10 mil euros, escolhidos entre os 27, e o Prémio do Público, resultante da votação online.

A cerimónia vai contar com a presença do presidente da República da Áustria, Heinz Fischer, e da comissária europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, Androulla Vassiliou, bem como do tenor e maestro Plácido Domingo, presidente da associação Europa Nostra.

LS/JCP/LFS/OC

http://www.youtube.com/watch?v=8yn4yfpxTJY

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top