Lisboa: D. Manuel Clemente celebra missa em sufrágio dos patriarcas seus antecessores.

Lisboa, 30 out 2013 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai presidir no próximo sábado, dia 2 de novembro, pelas 11 horas, à celebração dos Fiéis Defuntos, na Sé Patriarcal, em sufrágio dos patriarcas seus antecessores.

No dia 1 de novembro, a Solenidade de Todos os Santos será celebrada também na Sé de Lisboa, às 19h00, na eucaristia presidida por D. Nuno Brás, bispo auxiliar da diocese, informa o Departamento de Comunicação do Patriarcado em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

Na catequese da audiência geral de hoje, no Vaticano, o Papa Francisco referiu-se à solenidade do Dia de Todos os Santos como uma “realidade muito bonita da fé”, que é a comunhão dos santos e explicou que o Catecismo da Igreja Católica refere-se a duas realidades: “a comunhão nas coisas santas e a comunhão entre as pessoas santas (n º 948)”.

“É uma das verdades mais reconfortantes da nossa fé, porque lembra-nos que não estamos sozinhos mas há uma comunhão de vida entre todos os que pertencem a Cristo”, disse o Papa sobre o significado religioso do dia 1 de novembro.

Francisco referiu-se também ao dia dos Fiéis Defuntos, assinalado em cada ano a 2 de novembro, questionando se este dia de fé se baseia em “Cristo morto e ressuscitado” ou “é uma mistura de crenças e medos” que não estão relacionados “com o Evangelho”.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top