Leiria: Cáritas reforça apoio dado por loja solidária

Responsáveis assinalam aumento no número de pedidos de ajuda

Leiria, 21 nov 2012 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima reabriu esta terça-feira a sua loja solidária, num horário alargado, face ao aumento “substancial” do número de pedidos de apoio”, com um atendimento assegurado por voluntários.

Júlio Martins, presidente da organização católica, referiu hoje à Agência ECCLESIA que deste modo se podem atender mais pessoas, com um espaço “mais agradável e funcional”, que funciona às terça-feiras, das 14h30 às 17h30, e sexta-feiras das 10h00 às 12h30.

Entre janeiro e outubro de 2012, o número de casos atendidos cresceu “cerca 20% em relação a igual período de 2011”, disse.

“Aumentou significativamente o montante das ajudas concedidas”, acrescenta Júlio Martins, o qual revela que as pessoas têm “mais problemas” e “pedem montantes maiores”.

Com o aproximar do inverno, o presidente da Cáritas Diocesana prevê “um aumento de pedidos de bens essenciais”, porque com “o frio, as pessoas necessitam de se agasalhar”.

Para além da roupa, Júlio Martins sublinhou que a loja solidária tem móveis, eletrodomésticos, louça, cobertores e toalhas e “empresta também cadeiras de rodas e camas articuladas”.

O recheio da loja solidária foi “todo oferecido” e “não estão inseridos os bens alimentares”, os quais são distribuídos no âmbito do apoio social que a instituição presta às pessoas e famílias.

Em relação ao futuro, Júlio Martins coloca a possibilidade da realização de uma “feira social” porque a instituição “tem muita roupa em boas condições”.

“Com o aumento dos impostos” e “as dificuldades laborais”, o presidente da Cáritas de Leiria salienta que as pessoas começaram a “fazer contas” e a “recorrer a preços mais acessíveis”.

A região tem sido fustigada com o encerramento de algumas empresas, sublinha o responsável, antes de concluir com um alerta: “Há pessoas com situações muito complicadas”.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top