Escutismo: Acampamento nacional bate recordes

Mais de 17 mil pessoas vão participar na iniciativa

Lisboa, 13 jul 2012 (Ecclesia) – O próximo acampamento nacional de escuteiros vai reunir cerca de 17 mil participantes de 4 a 10 de agosto, em Idanha-a-Nova (Castelo Branco), um número recorde “na história do escutismo português”.

O ACANAC [ACA de acampamento e NAC de nacional] pretende que os participantes vivam uma semana de “verdadeiro Escutismo”, anuncia um comunicado de imprensa do Corpo Nacional de Escutas (CNE), enviado hoje à Agência ECCLESIA.

Através de propostas de atividades, uma metodologia de organização e participação e uma vivência de campo conformes com a metodologia proposta por Baden-Powell, fundador do movimento, os jovens “terão de desempenhar uma série de tarefas, preparadas e planeadas por eles próprios”.

«Educar para a Vida» é o lema adotado pela OMME (Organização Mundial do Movimento Escutista) e que responde à questão «que pretende/faz o Escutismo?», tendo sido adotado pelo CNE.

A direção portuguesa adicionou uma nova palavra – «Escuteirar» – com o objetivo de “transmitir a alegria e o empenho que são características comuns a todos os escuteiros”.

O ACANAC 2012 ocorre num tempo em que o “grande desígnio” do Corpo Nacional de Escutas é implementar o “novo programa educativo”.

Entre os 17 mil escuteiros presentes em campo, cerca de 1000 serão adultos voluntários que já trabalham com estes jovens durante o ano e que vão “para auxiliar na realização das atividades e proporcionar toda a logística necessária a um evento desta dimensão”.

Os acampamentos nacionais iniciaram-se em 1926, em Leiria e, habitualmente, realizam-se de 4 em 4 anos, devido à preparação a nível de infraestruturas necessárias para a realização de uma atividade desta dimensão.

A iniciativa vai decorrer no Campo Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova.

O Corpo Nacional de Escutas apresenta-se como a maior associação juvenil portuguesa, inserida e enquadrada no maior movimento juvenil mundial e em Portugal conta com um efetivo de cerca de 60 mil jovens e 13 mil adultos.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR