Viseu: Ordenação de padre marca Dia da Diocese

Lisboa, 27 jun 2011 (Ecclesia) – O Dia da Diocese de Viseu, assinalado este domingo, foi marcado pela ordenação de um padre, em missa presidida na sé viseense pelo bispo local, D. Ilídio Leandro.

Na homilia, enviada à Agência ECCLESIA, o prelado afirmou que a “missão” na Igreja exige “o amor e a entrega”, “generosidade”, “disponibilidade” e “espírito de serviço, sempre marcados pela grande e total confiança”.

“Tens que deixar muita coisa”, disse o bispo de Viseu dirigindo-se ao novo sacerdote, padre Lino Alberto Loureiro, oriundo da paróquia de Espinho, arciprestado de Mangualde, acrescentando: “Não tenhas pena do que deixas”.

Deus “promete cem vezes mais” em tudo o que se abandona, “como é o amor à família ou a utilização honesta e justa dos bens do mundo”, que não podem “ocupar o primeiro lugar no coração do Discípulo” ou dominar “o tempo e a agenda das preferências, preenchendo o relógio, a agenda e o coração”, salientou D. Ilídio Leandro.

Referindo-se ao sínodo da diocese, que decorre entre 2010 e 2015, o prelado referiu que a Igreja local deve apostar na “ousadia pastoral” e mobilizar “todos os cristãos”, começando pelos “pastores” das comunidades.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top