Migrações: «Políticas restritivas aumentam imigração ilegal», diz a Santa Sé

Lisboa, 03 mai 2011 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício para os Migrantes e Itinerantes disse hoje que as “leis de imigração rigorosas e as políticas migratórias restritivas não desencorajam a migração internacional, que continua a crescer”.

“Na verdade, tais medidas têm ajudado a aumentar a imigração ilegal” sublinhou o arcebispo António Maria Vegliò, num discurso proferido na Austrália, onde o prelado se encontra a participar num Fórum sobre Migrações, a convite da Igreja Católica local.

“Se é difícil atravessar uma fronteira legalmente”, diz o prelado, “e há a necessidade urgente de o fazer, as pessoas não hesitarão em fazê-lo mesmo sem autorização, estando sujeitas a vários riscos, incluindo o dos traficantes”.

Segundo a agência italiana ASCA, o responsável do Vaticano realçou ainda que “dar abrigo a uma comunidade de imigrantes ilegais não é desobediência civil” mas sim “defender pessoas cuja dignidade e direitos podem ou não ter sido tratados adequadamente perante a lei”.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top