World Monuments Fund apoia recuperação da Sé do Funchal

O retábulo da capela-mor e o tecto mudéjar da Sé do Funchal, peças únicas em Portugal, vão ser restaurados com o apoio da World Monuments Fund (WMF), disse à agência Lusa o director regional dos Assuntos Culturais da Madeira.

João Henrique Silva adiantou que a intervenção do retábulo deverá começar no início do próximo ano, e no tecto está dependente de decisões técnicas.

O director regional diz que “esta cooperação entre o Governo Regional da Madeira e a WMF dura há oito anos”, tendo começado por ser numa vertente de investigação destinada a fazer um diagnóstico da situação das cantarias da catedral madeirense. Esse estudo “produziu algumas intervenções nos últimos quatro anos” naquele monumento considerado um “ex-libris” do Funchal, adiantou.

João Henrique Silva disse que estão previstas outras intervenções na catedral: uma ao nível das cantarias, da pedra natural, que custará cerca de um milhão de euros, outra no tecto e o restauro do retábulo.

“Temos o tecto da Sé, uma obra de arte preciosa, estilo mudéjar ou alfarge, de inspiração árabe, em plena arte manuelina”, realça.

Redacção/Lusa

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top