D. António Couto convida jovens a sintonizarem-se com Deus

Bispo auxiliar de Braga encerrou iniciativa «Hi-God»

O Bispo Auxiliar de Braga D. António Couto desafiou os jovens participantes na iniciativa “Hi-God – Um dia com Deus” a focarem o seu dia-a-dia no essencial da vida.

“Devemos captar o sentido e não aquilo que é supérfluo. Não se deixem enganar nem preocupar com o que passa, testemunhem apenas Deus”, recomendou.

D António Couto, que presidia à celebração da Eucaristia do Hi-God 2010, na igreja de São Vicente, convidou as dezenas de jovens ali presentes a sintonizarem-se com Deus em alta fidelidade”, frisando que “a Palavra gerada pelo silêncio capta o sentido”.

“Vede a presença desse Deus silencioso e amante e testemunhai-O. Captai a presença do Deus presente. Estai atentos ao presente (não temporal), à presença de Deus”, desafiou.

Referindo que “quem ama entende sem palavras”, o prelado apelou à juventude que sinta a presença de Jesus Cristo, “aquele que não pode ser fotografado mas pode ser vivido”.

“Deus não é banal. Pelas ruas de Braga Ele acompanhou-vos com a Sua presença. Esta luz pequenina, levai-a sempre convosco e nunca a deixeis apagar, vivei dela e para ela”, sugeriu, acrescentando que “as crises, as torres gémeas, os concordes passam, mas a presença de Deus não”.

A iniciativa “Hi-God”, uma jornada de vivência espiritual organizada pelo Grupo Peregrinos, realizou-se no sábado, 13 de Novembro, e reuniu cerca de três centenas de jovens que estiveram envolvidos em várias actividades em torno do tema “Palavras CRUZadas”, desde workshops a um peddy-paper, passando por momentos de oração e reflexão.

A organização fez um balanço positivo, destacando o envolvimento dinâmico e sentido dos jovens nas várias iniciativas. Vários movimentos, congregações e associações mostraram o seu carisma e objectivos, dando à juventude um lado diferente da fé.

Estiveram presentes Missionários Combonianos, Juventude Hospitaleira, Carmelitas, Leigos para o Desenvolvimentos, Grupos de Casais, entre outros. O evento, que vai na terceira edição, tem como objectivo viver a relação de fé com Deus em todos

HI-GOD 2010 foi o nome escolhido para a actividade que este ano teve como tema “Palavras CRUZadas”, em consonância com o tema diocesano “Viver a Palavra”.

Em declarações à Agência ECCLESIA, Paulo Barbosa, da equipa de organização, considerou que “os jovens muitas vezes andam à procura de algo e tem de haver alguém que lhes dê. Por isso estes encontros são tão importantes”.

Redacção/«Diário do Minho»

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top