Aveiro: Comissão Diocesana da Cultura lança novo número da revista «Igreja Aveirense»

A Comissão Diocesana da Cultura de Aveiro publicou recentemente um novo número da revista “Igreja Aveirense”, referente ao segundo semestre de 2009.

O texto de apresentação sublinha que a diocese “está em mudança”, provocada por “rumos secularizantes”, dos quais se destacam a “diminuição de praticantes, a quebra acentuada de comportamentos ético-morais, a crescente indiferença religiosa, o agnosticismo e o ateísmo prático”.

Para responder a estes “sinais”, a nota introdutória recorda as sete propostas da assembleia plenária do Conselho Pontifício da Cultura realizada em 2004, dedicada ao tema “A fé cristã no alvorecer do novo milénio e o desafio da não crença e da indiferença religiosa”.

Entre as linhas orientadoras, inclui-se o reforço da presença pública da Igreja nos debates da sociedade e a necessidade de colocar o evangelho em “contacto com as forças que modelam a cultura”.

A assembleia sugeriu também uma reacção “contra a aceitação tácita da cultura dominante mediante uma renovada e jubilosa proposta de cultura cristã”.

Nas suas 230 páginas, a “Igreja Aveirense” transcreve as alocuções episcopais, descreve as actividades dos organismos e movimentos, apresenta seis publicações e evoca a vida de personalidades marcantes da diocese.

No que se refere às actividades da Comissão Diocesana da Cultura entre Julho e Dezembro de 2009, a revista refere o lançamento do livro “Intervenção da Igreja na sociedade portuguesa contemporânea”, do P. Georgino Rocha.

A edição destaca igualmente a nomeação da nova direcção do Centro Universitário Fé e Cultura, ocorrida em Agosto, que com o apoio de alunos e professores se propõe debater “as iniciativas a tomar conforme o calendário académico”, assim como “as propostas e os desafios-apelos da evangelização da cultura”.

SNPC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top