Porto: «Compaixão» na Missão 2010

D. Manuel Clemente quer que as manifestações de piedade popular que assinalam a Quaresma sejam mais criativas e evangelizadoras

O terceiro mês da “Missão 2010”, organizada pela diocese do Porto, será marcado pela “(COM)Paixão”.

Na mensagem de vídeo dedicada ao lançamento do tema, D. Manuel Clemente recorda que Março é tradicionalmente preenchido por “muitíssimas acções que nos levam a viver a Paixão de Cristo”, como é o caso das Vias Sacras e das procissões dos Passos.

Para o prelado, estas expressões de fé configuram as comunidades crentes com a vontade manifestada por Jesus em “ir até ao fim na dedicação ao Pai e aos irmãos”.

“Não nos faltam, na nossa diocese portuense, muitas circunstâncias e condições de irmãos e irmãs que padecem – Paixão também tem esse significado – de muitas carências do corpo ou do espírito”, assinala o bispo do Porto. O prelado apela a que as manifestações de piedade popular sejam mais criativas e evangelizadoras.

O “grande objectivo missionário” deste mês consiste em “multiplicar” as acções para “levar a Paixão de Jesus Cristo à Paixão da humanidade e para remir a Paixão da humanidade na Paixão de Jesus Cristo”. “É já à luz da Páscoa que este caminho se vai processando”, explica o bispo do Porto.

Entre as actividades programadas para Março destaca-se uma Via Sacra organizada pela Pastoral Universitária, que visa aproximar o mundo dos estudantes “da cidade e da compaixão que ela precisa de ter e de exercer”.

“Mas é sobretudo em cada comunidade cristã que este movimento se realizará”, para que a Paixão de Jesus Cristo seja também “alívio, conforto e esperança para muitos irmãos que estão à nossa espera”, conclui D. Manuel Clemente.

A “Missão 2010” é uma dinâmica que pretende envolver a diocese do Porto na chamada Nova Evangelização. Cada mês é conduzido por um tema que se explicita em actividades realizadas ao longo dos dias. Janeiro foi dedicado ao “Anúncio” e Fevereiro à “Alegria”.

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top