Fátima prepara-se para visita de Bento XVI

Reitor do Santuário manifesta expectativa perante a vinda do Papa, em 2010

Dez anos depois da beatificação de Jacinta e Francisco Marto, o Santuário de Fátima voltará a receber um Papa. Nos dias 12 e 13 de Maio, Bento XVI estará naquele altar mariano. “É interessante esta coincidência: vir no 10º aniversário da beatificação de Jacinta Marto porque dos três pastorinhos foi ela que mais vezes falou do Santo Padre” – disse à Agência ECCLESIA o Pe. Virgílio Antunes, Reitor do Santuário de Fátima. 

A visita de Bento XVI a Portugal – de 11 a 14 de Maio – é um “acontecimento marcante na vida de Portugal, na vida da Igreja Católica e na vida deste lugar que já contou com quatro visitas de papas” – disse. Ao nível das estimativas para o número de peregrinos que irão a Fátima naqueles dias, o Pe. Virgílio Antunes não adianta números. “Dizemos sempre «muita gente»”.

Bento XVI está a marcar o mundo pela “seriedade das suas intervenções, pela reflexão, pela teologia, pela ponderação e pela abertura aos grupos separados” – afirmou. Questionado sobre a empatia criada por João Paulo II e Bento XVI, o reitor do Santuário de Fátima foi peremptório. “Ainda vamos ver, mas é evidente que o Papa João Paulo II teve um lugar no mundo muitíssimo apreciado e apreciável, visto que conseguiu cativar as multidões”.

Se as viagens de João Paulo II tinham um enorme impacto mediático, “Bento XVI tem uma maneira de ser bastante diferente ou que não significa que não esteja a cativar as multidões”. E adianta: “Nas diversas viagens que fez e na Praça de S. Pedro teve sempre grandes multidões à sua volta”.

Desde o anúncio da visita papal que os preparativos estão a decorrer. “Uma equipa do Vaticano já fez uma visita a todos os lugares”. Da parte do santuário “há uma logística que é habitual nestas grandes peregrinações”. E acrescenta: “estamos a preparar tudo o que está relacionado com a comunicação social porque a visita de Bento XVI trás sempre uma avalanche de jornalistas”.

O local da sala de imprensa ainda não está definido. “Está em jogo o Centro Pastoral Paulo VI (como foi na última visita de João Paulo II), mas a primeira hipótese é a Igreja da Santíssima Trindade”. Sobre os aposentos papais, o Pe. Virgílio Antunes referiu que: “pensamos que ficará na Casa do Carmo e temos muito gosto em recebê-lo na casa onde habitam os capelães e as pessoas que trabalham no Santuário de Fátima”. A Casa de Nossa Senhora do Carmo já recebeu os Papas que visitaram Fátima. “Temos três quartos onde ficaram os Papas, provavelmente será num desses espaços que o Papa Bento XVI irá ter os seus aposentos”.

Será que o quarto terá uma janela virada para o santuário? “Depende das questões de segurança e da tranquilidade visto que temos quartos com janelas viradas para o santuário e quartos com janelas que não estão viradas para o santuário” – respondeu.

Como a visita de um Papa não é frequente, o acontecimento poderá ficará marcado com a estreia de vestes litúrgicas. “Esperamos que sim, mas isso depende na totalidade do mestre das cerimónias pontifícias”.

Não é a primeira vez que o cardeal Ratzinger visita o Santuário de Fátima e até já presidiu a uma Peregrinação Internacional Aniversária de Maio. “É um grande conhecedor de Fátima e, nas últimas viagens que fez, em quase todas elas, falou de Fátima. Brasil – Aparecida e Terra Santa – Belém)

Com um convidado especial, o santuário de Fátima pretende servir o Papa da melhor forma por isso “iremos perguntar sobre as suas preferências gastronómicas”. “Sabemos que ele é muito moderado na comida e na bebida, mas dizem que aprecia um vinho do Porto” E acrescenta no meio de uma risada: “Acho que tem muito bom gosto”. Como recordação a levar para o Vaticano, o santuário ainda está no campo das hipóteses: “uma peça de cristal ou de porcelana, ou então uma boa imagem de um santo”.

O Santuário de Fátima tem um tema para cada ano. Para 2010 foi escolhido o 10º Mandamento: «Não cobiçar as coisas alheias». “Juntámos também a circunstância de se celebrar o centenário da beata Jacinta e escolhemos uma frase: “reparte com alegria como a Jacinta” visto que ela foi exímia nesta arte de estar atenta aos outros” – sublinha.

A viagem de Lisboa para Fátima será feita de helicóptero e existem duas hipóteses para a aterragem. “Num local mais perto ou então num local mais distante”. Ainda faltam cerca de 6 meses para a visita papal, mas o Pe. Virgílio Antunes adianta que Bento XVI deixará mensagens: “O lugar de Deus na vida do mundo actual e, concretamente, na vida da Europa; o lugar de Maria no plano da salvação de Deus e umas palavras sobre os beatos Jacinta e Francisco”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top