Nova presença católica no mundo mediático

Os participantes na assembleia plenária do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais (CPCS) continuam a estudar o novo documento pastoral sobre os media e a Igreja que o Vaticano quer publicar.

Francesco Casetti, professor na Universidade Católica do Sagrado Coração, abordou a questão do “tecido social” a que esse documento se dirige, numa intervenção intitulada “Novos desenvolvimentos nas tecnologias e na cultura da comunicação”.

Novas formas de conhecimento, de relação interpessoal e de grupo, de experiências, de participação num discurso global são alguns dos desafios que se colocam na “cultura do digital”, disse Casetti.

A assembleia plenária do CPCS decorre até 29 de Outubro. Os membros e consultores do Conselho, entre os quais se inclui o Cón. António Rego, procuram actualizar a pastoral da Igreja Católica na comunicação.

Um esboço apresentado pelo CPCS foi redigido com a ajuda de diferentes especialistas na arte da comunicação.

Na abertura dos trabalhos, o presidente do CPCS, D. Claudio Celli, afirmou ter chegado o momento de “olhar atentamente para a imprensa católica e o mundo da Internet”.

Os participantes na assembleia plenária tentam encontrar respostas para a difusão de novos instrumentos de comunicação, que levaram a uma verdadeira “revolução” e à criação de uma nova cultura.

Mais informação, novas possibilidades de diálogo e intercâmbio são oportunidades que a Igreja quer aproveitar.

O último documento do CPCS sobre esta matéria foi a “Aetatis Novae”, em 1992, longe já da nova era multimédia que hoje se vive. O texto sobre os novos desafios mediáticos terá como objectivo introduzir a comunicação da Igreja no mundo do digital.

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