Porto: D. Manuel Linda pede conciliação de «evangelização, caridade e liturgia» na Vida Religiosa

Bispo diocesano enviou mensagem para assinalar a celebração do dia dos consagrados

(Imagem de arquivo)
Foto: Diocese do Porto/João Lopes Cardoso

Porto, 01 fev 2021 (Ecclesia) – O bispo do Porto escreveu uma mensagem aos consagrados presentes na diocese, na qual lhes pede que conciliem “evangelização, caridade e liturgia”.

“A nossa Igreja do Porto está-vos agradecida pelo muito que lhe tendes dado. Mas pede-vos: continuai a conciliar evangelização, caridade e liturgia, pois todos somos membros de uma Igreja bela no seu corpo orgânico e não disforme ou reduzida a uma única função”, refere D. Manuel Linda.

Num texto divulgado hoje, o responsável recorda que, todos os anos, assinala o Dia do Consagrado (02 de fevereiro) com um gesto concreto, mas em 2021, devido à pandemia, fá-lo por “intermédio da mensagem”.

O bispo do Porto apresenta os carismas da vida consagrada como “verdadeiros dons que o Espírito concede à Igreja e à humanidade”.

Na Diocese do Porto, escreve, existem “contemplativos que vivem, sobremaneira a liturgia, e ativos que se dedicam às obras de misericórdia; missionários que anunciam a verdade da Escritura e membros de sociedades de vida apostólica ou institutos seculares que fermentam a história pela proximidade aos âmbitos que a constituem”.

“Tudo isso é lícito, tudo isso é enriquecedor. Mas com uma condição: que não se ignore nenhum dos outros núcleos que formam o ser da Igreja”, acrescenta.

Em nome da liturgia, os contemplativos “não podem ignorar a evangelização e a caridade; não obstante o bem a fazer” e “os ativos têm de alimentar a sua ação na Palavra recebida e transmitida e na oração intensa; os missionários só o serão com a mística e com a caridade”, conclui D. Manuel Linda

Este ano, a Semana do Consagrado tem como tema “Consagrados: Fiéis e Felizes?”.

LFS/OC

 

Portugal: Igreja celebra Semana do Consagrado, alternativa a «cultura do provisório»

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top