Porto, 19 dez 2019 (Ecclesia) – O bispo do Porto adiantou a intenção de requalificar o Santuário da Imaculada Conceição no Monte da Virgem, Vila Nova de Gaia, com a construção de uma nova igreja.
“Reuni com a Confraria da Virgem Imaculada (Monte da Virgem, Gaia) para a revalorização do espaço e edificação de um novo templo. Com a bênção de Maria, será, certamente, o segundo maior santuário de Portugal, depois de Fátima. Haverá novidades brevemente”, escreveu D. Manuel Linda, na sua conta da rede social Twitter.
A confraria local, tutelada pela Diocese do Porto, é a entidade proprietária do espaço, localizado na margem esquerda do rio Douro; a construção do Santuário foi iniciada em 1905 e a inauguração aconteceu em 1937.
“Eu, D. António José de Sousa Barroso, Bispo do Porto, coloquei esta pedra do monumento e santuário da Bem-aventurada e Imaculada Virgem Maria, erigida neste Monte Grande, hoje chamado Monte da Virgem, que vão ser edificados com esmolas dos fiéis, em memória da definição dogmática”, refere o documento que assinala o lançamento da primeira pedra.
OC
Reuni com a Confraria da Virgem Imaculada (Monte da Virgem, Gaia) para a revalorização do espaço e edificação de um novo templo. Com a bênção de Maria, será, certamente, o segundo maior santuário de Portugal, depois de Fátima. Haverá novidades brevemente. pic.twitter.com/L4uJjRV55X
— Manuel Linda (@BispodoPorto) December 18, 2019