«O Espírito Santo não para de trabalhar e nós jovens temos muita energia acumulada» – Leonor Gameiro
Lisboa, 12 mai 2020 (Ecclesia) – O Núcleo de Estudantes Católicos da Faculdade de Farmácia, da Universidade de Lisboa, (NEC FFUL) vai dinamizar um ‘Terço Vivo’ online, com diversos testemunhos, a partir das 21h30 desta quarta-feira.
“O Espírito Santo não para de trabalhar e nós jovens temos muita energia acumulada e decidimos que íamos continuar, cada um a partir de sua casa”, disse Leonor Gameiro, contextualizando que o NEC FFUL “desde há uns anos” organiza “Terços vivos por volta do 13 de maio”.
Em declarações à Agência ECCLESIA, a jovem estudante de Farmácia explica que depois de cada mistério (conjunto de 10 Avé-Marias) vão ter o testemunho de um estudante, este ano, com “as suas famílias, as suas casas, e as suas realidades a juntarem-se a esta oração”, quando, normalmente, no ‘Terço vivo’ na faculdade “a maioria dos estudantes estão longe das suas casas, das suas famílias”.
Faz uma pausa e junta-te a nós! Aceita o Desafio!”, é o repto do NEC FFUL a “todos para se juntarem ao terço vivo”, às 21h30 desta quarta-feira, 13 de maio, através do Zoom (ID da reunião: 848 4497 2434; senha: 3ci2aB).
Leonor Gameiro conta que “todos os dias” rezam o Terço na Faculdade de Farmácia, da Universidade de Lisboa, com “dois grupos grandes” de alunos, o primeiro “ao fim do dia, por volta das 18h30”, e depois à noite, pelas 22h00, e “reúnem-se, às vezes, 70 pessoas, às vezes mais”, e estas orações são dinamizadas pelos estudantes que participam nas duas ‘Missões País’ que a faculdade organiza anualmente.
Sobre a devoção mariana, a entrevistada exemplifica que na ‘Missão País’, iniciativa que “é um marco” realizada na pausa letiva dos semestres, entre janeiro e março, os estudantes têm “a presença da mãe peregrina e a imagem de Maria” e as pessoas nas diversas localidades “começam a ganhar alguma curiosidade” e perguntam “quem foi Nossa Senhora” e os estudantes não deixam “essa curiosidade adormecer”.
“Cabe-nos a nós, Núcleo de Estudantes Católicos, responsabilizar-nos por isso, por levar Nossa Senhora aos outros; Nossa Senhora aproxima-nos e a grande missão é levar-nos a Jesus e a sermos santos e felizes”, acrescenta, assinalando que na Faculdade de Farmácia, antes das Missas mensais, procuram “rezar o Terço e também rezar o ângelus”.
No programa ECCLESIA que é emitido esta noite, pela 22h45, na Antena 1 da rádio pública, Leonor Gameiro explica que o NEC FFUL tem dinamizado outras iniciativas neste tempo de isolamento social vivido por cauda da pandemia Covid-19, e afirma que “é uma alegria boa puxar uns aos outros e levar aos outros a Cristo nestas alturas mais desafiantes”.
LS/CB/OC
Mistérios Gloriosos
1.º Mistério: A Ressurreição de Jesus |