Voluntariado: «Terra Amada 2014» promove reabilitação de aldeia

60 estudantes de arquitetura e engenharia civil vão estar a partir de hoje na aldeia de Vale Papas

Cinfães, Viseu, 24 jul 2014 (Ecclesia) – A iniciativa «Terra Amada», promovida pelo curso de arquitetura da Universidade Católica Portuguesa – polo de Viseu –, vai promover este ano a conservação e a reabilitação da aldeia Vale de Papas.

Através de ações de voluntariado, cerca de 60 estudantes de arquitetura e engenharia civil vão estar, a partir de hoje e até ao dia 3 de agosto, naquela aldeia da Diocese de Lamego com o intuito de reabilitar o “património vernacular” e melhorar “a qualidade de vida da população”, realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A iniciativa pretende também “levar água canalizada a toda a aldeia e a promoção do desenvolvimento local, com a instalação de novas atividades económicas e a criação de sete postos de trabalho”.

A ação “pioneira e inovadora”, em parceria com a Câmara Municipal de Cinfães, o Curso de Ciências Biomédicas, o Instituto Politécnico de Viseu e o GECORPA, centra-se “no desenvolvimento de ações de voluntariado/estaleiros-escola abertas à participação de alunos de cursos de arquitetura e engenharia civil nacionais e estrangeiros, com vista a reabilitar edifícios e espaços em aldeias rurais”, acrescenta.

Para além da conservação de património material, é objetivo destas ações contribuir para “a transmissão do património imaterial (ligado às artes e ofícios tradicionais), para o enriquecimento da formação dos arquitetos, para o desenvolvimento local e para a melhoria das condições de vida das populações”.

A ação deste ano prevê a realização de “sete obras em diversos edifícios e intervenções em espaço público”, revela a nota.

Este projeto permite aos alunos um contacto prático com as temáticas relacionadas com “o desenvolvimento dos territórios rurais” e com a “coesão social e territorial e dá-lhes ainda a oportunidade de aprender os processos, técnicas e materiais de construção tradicionais”.

Com cerca de trinta habitantes, Vale de Papas é uma aldeia da Serra de Montemuro, freguesia de Ramires, Cinfães, e é uma comunidade dedicada “inteiramente à agricultura e ao pastoreio”.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top